domingo, 14 de outubro de 2012

Parque de Plitvice na Croácia.

 A Croácia conta com oito parques nacionais. Mas os Lagos de Plitvice são os mais fabulosos. Com uma área verde de quase 300 mil quilômetros quadrados de floresta temperada, os 16 lagos de tom esverdeado e turquesa se comunicam com mais de 90 de cascatas e quedas d’água.

Depois de cidades costeiras, muros e construções medievais e altas temperaturas no verão, Plitvice oferece uma opção de descanso e tranquilidade das multidões de turistas e uma alternativa para apreciar um clima mais ameno e paz sem muito burburinho das grandes aglomerações.

Plitvice foi criado em 1949 e três décadas depois, em 1979, foi proclamado Patrimônio Natural da UNESCO. As límpidas águas esverdeadas que dão o charme e a atmosfera de magia à região temperada dos Bálcãs se devem ao fenômeno de hidrografia calcária. Todo o país possui calcário em abundância.

 Como num santuário natural, os Lagos de Plitvice são morada para 1.267 espécies de plantas conhecidas, das quais 55 variedades de orquídeas.

Há números bastante curiosos sobre o parque nacional: existem 321 espécies de borboletas, 161 de aves e 21 de morcegos, segundo a administração do parque. Relatos dão conta de que o habitante nativo que mais atrai os curiosos é o urso pardo, mas este dificilmente se aproxima dos visitantes do parque e prefere as áreas mais densas e isoladas da floresta.

Como é característica do clima temperado, no inverno, Plitvice chega a marcar temperaturas negativas e sua paisagem fica coberta de neve e gelo. No verão, nos meses de julho e agosto, o clima é fresco e alcança temperaturas máximas de 18º C. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário