domingo, 16 de dezembro de 2012

A Hora da Merenda!

O cuiabano de tchapa e cruz mantém o costume de merendar e não lanchar às 15:00 horas.

 Em minha casa a hora da merenda é sagrada, isto é, ela acontece todos os dias desde quando eu e meus irmãos éramos crianças. Logicamente que a mãe faz o que nós vamos comer como: bolo de queijo, chocolate, milho, francisquito, torrada de leite com passas, bolo de "chuva" ou sonho, de polvilho, etc.

Somente quando ela está muito cansada é que o tradicional pão francês ou de forma é utilizado.Nosso costume é comer bebendo com chá mate ou suco natural. O refrigerante nunca é utilizado, pois não fomos acostumados a bebê-lo. Às vezes a merenda é tão caprichada que não precisamos jantar.

As pessoas com mais posse costumam frequentar casas de chá com bolo que existe por aqui, mas nada comparado a merenda feita por nossa mãe.

A tradição do chá das cinco começou no século XIX, com a duquesa de Bedford. Ela se queixava do vazio no estômago que sentia no final da tarde e, para enganar a fome, passou a tomar uma xícara de chá e fazer um pequeno lanche.

Isso se tornou um evento social. Até a rainha Vitória e suas damas de companhia incorporaram o hábito. Os corseletes saíram de moda e o chá virou rotina.

No hotel mais antigo de Londres, cerca de 500 chás da tarde são servidos por semana. Para beliscar tem sanduíche leve, acompanhado do melhor amigo do chá: os “scones”, simples ou com passas, feitos de farinha e servidos quentinhos. A tradição manda comer devagar e com bastante creme e geleia.

Os ingleses inventaram uma nova profissão por causa do famoso chá – o sommelier do chá. Uma espécie de sabe-tudo da bebida, como já existe com o vinho.

Em Londres Rakesh é do Sri Lanka, um país que trocou as plantações de café pelo chá. Ele teve treinamento formal em Londres para distinguir os sabores e os aromas. Também aprendeu a servir a bebida no ponto certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário