sábado, 13 de abril de 2013

Dia Mundial do Beijo

"Dizem que os primatas alimentavam os filhos boca a boca. Mastigavam primeiro a comida e depois passavam-na aos filhotes.

 Pensar que o beijo na boca nasceu assim pode não despertar sorrisos e, claro, vontade de beijar. Mas este sábado é dia para isso mesmo, já que se comemora o dia mundial do beijo. Dependendo dos países, celebra-se no dia 13 de abril ou no dia 6 de julho. Por cá, é mesmo hoje.

Há séculos que o(s) beijo(s) fazem parte da rotina das pessoas, por imposição social ou por simples impulso. Os romanos, por exemplo, tinham três tipos de beijos: um trocado entre conhecidos, o basium; outro que só podia ser dado a amigos íntimos (osculum); e, claro, não podia faltar o beijo dos amantes, designado por suavium.

 A hierarquia ditava os tipos de beijos aos imperadores romanos: os nobres mais influentes podiam beijar-lhes os lábios - um beijo na boca, portanto; os menos nobres importantes só podiam beijar as mãos e os súbditos ficavam-se pelos pés.

Mas há outras curiosidades interessantes sobre os beijos na boca. Na Escócia, por exemplo, no final da cerimónia de casamento, não era o noivo que beijava a noiva, mas... o padre. E era uma regra para seguir à risca, porque acreditava-se que a felicidade conjugal dependia dessa forma de benção. O noivo era ainda relegado para segundo plano durante a boda, uma vez que a noiva devia beijar todos os homens presentes, em troca de dinheiro (para o casal, claro). Tudo em nome da felicidade, abençoada e financeira."
Redação Lux em 2013-04-13 14:14

Nenhum comentário:

Postar um comentário