sexta-feira, 5 de abril de 2013

Dragão de Komodo

Dragão de Komodo (Varanus komodoensis) é o maior lagarto existente na Terra.

Chegam a ter 3,5 metros de comprimento, seu peso atinge até 125 kg, sua cor varia entre marrom e acinzentado, e pode viver até 50 anos. Em cada pata tem cinco garras enormes. Sua aparência lembra os extintos dinossauros, mesmo porque, o dragão de Komodo já vivia na Terra muito antes do aparecimento do homem.

Essa espécie de lagarto é uma descoberta “recente” para os cientistas ocidentais, que conheceram o dragão de komodo apenas em 1912. Isso ocorreu pelo isolamento em que vive essa espécie. Os Dragões de Komodo habitam a Ilha de Komodo (origem de seu nome) e algumas pequenas ilhas próximas, na Indonésia.

Apesar de seu tamanho, se locomovem com rapidez. Carnívoros e vorazes caçam com muita habilidade. Podem matar utilizando sua cauda, garras e mandíbulas poderosas. Quando a vítima escapa das garras do dragão, acaba morrendo por infecção, causada por bactérias presente na boca do lagarto. Essas bactérias são tão poderosas, que se um dragão morder a si mesmo, morre por infecção das bactérias presentes na própria boca.

Em seu cardápio estão macacos, cobras, porcos, veados, javalis, cervos e dragões pequenos. Esses animais de médio porte podem ser comidos vivos pelo lagarto, que os corta em pedaços com os dentes. Suas partes preferidas, as primeiras que devora são as entranhas e a língua da presa.

 Apesar de estarem no topo da cadeia alimentar, pois não existem predadores para os dragões adultos, esses animais são protegidos por lei. A estimativa é de que existam cerca de cinco mil dragões de komodo espalhados por poucas ilhas da Indonésia. Apesar dos perigos de se aproximar de um animal como esse, os dragões se tornaram uma atração turística das Ilhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário