terça-feira, 9 de abril de 2013

Lago Titicaca


O Lago Titicaca, com cerca de 8300 km² e situando-se a 3821m acima do nível do mar, é o lago comercialmente navegável mais alto do mundo e o segundo em extensão da América Latina, superado apenas pelo Lago de Maracaibo, na Venezuela.
 Mais de 25 rios desaguam no lago Titicaca, e o lago tem 41 ilhas, povoadas, fazem parte desse gigantesco e mitológico lago andino, que provêm das aguas do degelo das montanhas ao seu redor, uma profundidade de 280 metros a máxima e a mínima de 140 metros, temperatura varia entre 7º a 11ºC.

 A origem do nome Titicaca é desconhecida; foi traduzido como "Pedra do Puma", combinando palavras da língua local Quíchua e Aimará. Localmente, o lago é conhecido sob diversos nomes.

 Segundo a lenda andina, foi nas águas do Titicaca que nasceu a civilização inca. O "deus Sol" instruiu seus filhos para procurarem um local ideal para seu povo. Manco Capac e Mama Ocllo chegaram, então, a uma ilha - mais tarde batizada de Isla del Sol.

 O local teria sido o berço dos incas, que dominaram a região entre os séculos XII e XVI, quando se deu a invasão espanhola. Diversos sítios arqueológicos podem ser visitados ao longo do Titicaca, que tem como principais habitantes os povos uros, descendentes dos incas. Eles vivem, em geral, da pesca e da agricultura às margens do lago.

De abril a junho, o clima é agradável, este é o melhor momento para desfrutar do lago.

O lago Titicaca atrai muitos turistas e cientistas que ficam maravilhados com a riqueza de suas águas.

Foi declarado Reserva Nacional e é o lar de uma variedade de espécies de aves, uma dúzia de espécies de peixes, várias espécies de mamíferos e sete espécies de anfíbios, uma espécie endêmica de sapos gigantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário