segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

A Moda que Surgiu da Guerra

A moda é sempre fascinante. Nós usamos roupas que foram confeccionadas para serem usadas durante os períodos de Guerras. E como vejo história em tudo, eu vou escrever sobre duas confecções que ainda hoje muita gente usa e sabe sequer o motivo de sua criação.

"Uma guerra, seja qual for, deixa sequelas. Até na moda. Das sandálias de tiras de couro dos legionários romanos aos coturnos dos soldados contemporâneos, tudo pode acabar na passarela.
 Os aviadores da 2ª Guerra Mundial precisavam de tecnologia que protegesse seus olhos das queimaduras solares, mas sem ter o peso e tamanho das máscaras de voo da década de 1920. Como solução, lentes verde-escuras foram desenvolvidas por médicos norte-americanos em parceria com a empresa de acessórios italianos Ray-Ban, que desenhou e patenteou a armação metálica. As lentes degradé surgiram em 1940, com a parte inferior clara para não atrapalhar a visão dos pilotos do painel de controle do avião.
A capa de lã até os joelhos protegia do tempo ruim e dos fragmentos de balas e bombas disparadas pelos soldados da linha de frente, diz o professor de história da moda João Braga. Em 1901, a Burberrys apresentou a ideia do trenchcoat para o Exército inglês.

Durante a 1ª Guerra, alças e bolsos foram costurados e seu revestimento interno para carregar mapas, estojos de pólvora e espadas. O casaco de trincheira(trenchcoat) dos britânicos funcionava tão bem que foi copiado pelos exércitos da Europa Ocidental, Estados Unidos e União Soviética. Virou febre entre os civis, em especial mulheres, com o regresso dos veteranos"(Revista Aventura na História - Janeiro de 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário