sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Uma Foto para a História

"O clique seguinte ao da câmara fotográfica foi o do revólver do general Nguyen Ngoc Loan, chefe de polícia do Vietnã do Sul, em Saigon, dia 1º de fevereiro de 1968. A foto é obra do norte-americano Eddie Adams, ele mesmo um antigo combatente dos fuzileiros navais durante a Guerra da Coreia.

O país vivia os primeiros dias da Ofensiva do Tet, decisiva para a vitória do Vietnã do Norte. Loan havia capturado o capitão Nguyen Van Lem, suspeito de haver executado um de seus oficiais. Fêz justiça com as próprias mãos, diante de Adams e de uma equipe da televisão NBC, usando um revólver calibre 38. Adams que ao longo da vida cobriu 13 guerras, ganhou o World Press Photo e o Prêmio Pulitzer.

"O general matou o vietcong e eu matei o general com minha câmera, disse ele. A fotografia continua sendo a arma mais poderosa do mundo."

Segundo Adams, o general Loan era admirado pelos vietcongues e ajudava na construção de hospitais e no amparo a orfãos de guerra. Era alguém que lutava por seu país e modo de vida. O prisioneiro havia matado famílias e colegas do general.

A foto arruinou a vida dele. Quando ele ficou doente, fui visitá-lo no hospital. Ele nunca me culpou pela foto. Ele sempre usava o clichê 'Eu estava fazendo o meu trabalho e você, o seu' [...]

Loan viveu nos EUA, onde abriu uma pizzaria, mas teve de fechá-la ao ser reconhecido. Adams lembrou que em sua última visita ao general leu, pichado no banheiro do restaurante: "Nós sabemos quem você é, fdp". (Revista Aventuras na História - Out. 2013)

Nenhum comentário:

Postar um comentário