domingo, 7 de abril de 2019

Dia Mundial da Saúde - O Uso do Sutiã

O domingo amanheceu com temperatura de Outono, 18º C, para alívio e alegria dos cuiabanos acostumados com o calor de 40º C. Hoje, o dia nos convida para uma reflexão sobre nossa Saúde física e mental.!

Ser saudável também é cuidar do corpo e principalmente dos seios. E me surpreendo com as mulheres que ao notarem outras mulheres sem sutiãs acham um absurdo. Absurdo é você ser obrigada a usar uma peça por imposição da sociedade machista, que não admite que "seu corpo, suas regras". 

Em pleno Séc. XXI, você ainda tem que discutir seu corpo como se ainda fosse a "coisa obscura" da Idade Média. E o pior, é  quando as mulheres que estão amamentando em locais públicos são obrigadas a se retirarem por estão constrangendo os transeuntes!. Meu Deus! como será que as pessoas acham que os bebês são alimentados? Com mamadeiras? No bico do peito da vaca? Essa geração de analfabetos me irrita tanto quanto, os alunos incultos em plena Era da Informação.!
Muitas pessoas consideram-se saudáveis quando estão sem nenhuma doença, porém, a falta de enfermidades não significa saúde. Dizer que uma pessoa está saudável requer a análise de um conjunto de fatores, tais como a qualidade de vida e aspectos mentais e físicos.

Em 1946, a Organização Mundial de Saúde aprovou um conceito que visava ampliar a visão do mundo a respeito do que seria estar saudável. Ficou definido então que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.


No dia 07 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, data criada em 1948 pela Assembleia Mundial da Saúde que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a data de fundação da Organização Mundial da Saúde.

Eu estava lendo sobre a saúde no site "melhorcomsaude.com.br"  e encontrei alguns exemplos do não uso do sutiã. E não tem nada de glamour no uso do meu primeiro sutiã, como nos faz lembrar aquela peça publicitária do Olivetto nos anos 1970 do séc. XX.

" Se existe uma coisa sobre a qual muitas mulheres concordam é que, não existe melhor sensação do que, no final do dia, chegar em casa e não usar sutiã.

Mesmo quando se trata de um bom sutiã, certamente você já sentiu mais de um beliscão ou se feriu com a fricção constante sobre a pele devido ao uso. Por isso é tão bom retirá-lo e jogá-lo longe.

1.Os sutiãs não fazem nada pelos seus seios

 Talvez, assim como muitas mulheres, você pense que o sutiã evitará que, com o passar dos anos, seus seios caiam.

Se é seu caso, lamentamos lhe dizer que o que ocorre é o contrário. Os tecidos das mamas podem se enfraquecer por causa do uso do sutiã. À medida que a mulher envelhece, começarão a se tornar mais flácidos do que deveriam.

2. Não usar sutiã ajuda a melhorar a circulação

Certamente você percebe isso quando retira o sutiã, pois está retirando uma faixa que comprime o seus seios.

Lembre-se de que uma melhor circulação sanguínea traz muitos benefícios para sua saúde. Desde melhorar o funcionamento do seu coração, até tornar sua pele mais firme e saudável.
Sua circulação não é mais importante que usar sutiã? Claro que sim!

3. Seus seios ficarão mais “animados”

Os mamilos das mulheres que decidem não suar sutiã são, em média, uns 5 ou 7 milímetros mais altos que os das mulheres que usam essa peça de sustentação.

Portanto, poderia se fazer a seguinte correlação: mamilos mais altos = seios mais firmes.
Além disso, existe a possibilidade de que, quando você usa sutiã por longos períodos de tempo ou de algum tecido em particular, seus mamilos reajam mal.
Isso explica por que muitas mulheres se queixam de ter irritação e sensibilidade ao toque nos seios.

4.  Não usar sutiã dá a você a oportunidade de conhecer melhor seus seios

Passar o dia todo sem sutiã poderia lhe dar a oportunidade perfeita para se relacionar melhor com seus seios. No entanto, isso é difícil se eles estão oprimidos atrás de várias camadas de tecido a maior parte do dia.

Lembre-se de que você deve fazer um autoexame constante. Isso é algo que muitas mulheres deixam de lado, dando muito menos importância do que o tema merece.

Além disso, você poderia também marcar uma data para uma mamografia e passar da intenção de fazê-la à ação.

É importante saber que a mamografia ajuda a diminuir a mortalidade por câncer de mama em 25% a 30%.

Isso porque o exame coloca em evidência tumores que possivelmente você não detectaria durante anos através do autoexame, em que a mulher apenas apalpa os seios.
A frequência com a qual você deve fazer esse exame deve ser anual, e logo após completar os 40 anos.
 
5. Os Fungos nas Mamas

 Um lugar morno e úmido é o ambiente ideal para a proliferação de fungos. Assim, usar um sutiã mal-ajustado ou até utilizá-lo por longos períodos de tempo facilita o aparecimento do fungo das mamas.

Esse problema é mais comum se você vive em regiões quentes e tem seios grandes. Quanto menos tempo você utilizar sutiã, menor a probabilidade de que os ditos fungos apareçam.

Você deve deixar que sua pele respire. Isso evitará também que ela venha a sofrer de irritações,  má circulação e hiperpigmentação e escurecimento da pele.

Lembre-se, somos todas diferentes, e usar ou não o sutiã é uma decisão apenas entre você e seus seios.

Você deve fazer o que melhor lhe parecer, já que pode acontecer que, quando tomar a decisão de deixar de usá-los, você venha a se sentir exposta.

Também pode-se ocorrer o contrário, mas sugerimos que você cultive a intenção de experimentar e veja como funciona para você."




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário