terça-feira, 17 de setembro de 2019

A Ignorância e o Obscurantismo no Brasil do Séc. XXI

Está difícil viver no Brasil do séc. XXI, eu sempre acreditei que quando chegasse em 2020, a inteligência  teria vencido a ignorância, mas não é que acontece.! Parece que a "Idade das Trevas", o Brasil foi ocupado na Idade Moderna, veio com tudo e pelo jeito vai ficar ainda por um bom tempo.

Como diz a revista Veja "ataques à democracia, recolhimento de livros, campanhas antivacinação, fake news e teorias da conspiração que questionam até a forma arredondada da Terra." Em algumas semanas irei trabalhar com meus alunos sobre a Idade Média também conhecida como Idade das Trevas, entretanto, acho que irei falar do Brasil atual! Uma vez que todos os elementos estão presentes em nossa Nação, sem contar a intolerância religiosa que retornou com força total nos últimos anos.

Por que essas barbaridades vê ganhando terreno e apoio popular numa era de tanta informação? A própria revista nos dá a resposta " o avanço do obscurantismo deve-se a uma combinação entre o crescimento do conservadorismo, basicamente apoiado nas crenças evangélicas, uma nostalgia difusa de um suposto passado glorioso e a internet, ferramenta fundamental na propagação dessas ideias"

"Uma pessoa pode ser “obscura” por falta de condições. Pode não ter tido acesso à educação, à cultura, à “luz”, enfim. Os obscurantistas são ignorantes que louvam a ignorância. E ameaçadores – por enquanto: se puderem vão chegar logo às vias de fato para eliminar a não ignorância, impor sua ignorância.

E isso não está associado simplesmente à escolaridade. Há analfabetos não obscuros e gente metida a estudada e moderna que, esses sim, são, mais que obscuros, obscurantistas. Têm condições de deixar de ser, mas não deixam, nem querem. Se apegam à sua ignorância como sendo a única verdade. E falam como sendo eles as “pessoas de bem”.
  

Mais uma coisa: Joseph Goebbels, ministro da Propaganda da Alemanha nazista, dizia que uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade. No Brasil, os obscurantistas da propaganda fazem isso direto sem muito esforço: mentem descaradamente e seus seguidores, obscurantistas menores, tratam como verdades absolutas e reproduzem aos milhares nas “mídias sociais” e tornam-se verdades raivosas."

 Eu irei citar algumas frases que considero adequadas a esse pessoal. Vamos a elas.

"Alice Walker: “Não pode ser meu amigo quem exige meu silêncio”

Shakespeare: A sabedoria e a ignorância se transmitem como as doenças, daí a necessidade de se saber escolher as companhias”.

Goethe: “Nada mais assustador que a ignorância em ação”.
Karl Popper: “Não é possível discutir racionalmente com alguém que prefere matar-nos a ser convencido pelos nossos argumentos”.
Nicolas Boileau: “Um idiota sempre encontra um idiota ainda maior para admirá-lo”.

Clarice Lispector: “Os ignorantes são mais felizes”.

Bertrand Russell: “Poucas pessoas podem ser felizes a menos que odeiem alguma pessoa, nação ou crença”.

Confúcio: “Somente os extremamente sábios e os extremamente estúpidos é que não mudam”.

Mahtama Ghandi: “Olho por olho, e o mundo acabará cego”.

Provérbio português: “O ignorante é pouco tolerante”.

Provérbio judaico: “O ignorante não pode ser piedoso”.

Oscar Wilde: “Os loucos às vezes se curam, os imbecis nunca”.

Giordano Bruno: “Ignorância e arrogância são duas irmãs inseparáveis, com um só corpo e alma”.

Cícero: “A ignorância é a enfermidade do gênero humano”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário