domingo, 15 de setembro de 2019

O Médico e o Monstro - Livro

Mais um domingão de 42º C e umidade abaixo de 10%, então a pedida é ficar largateando em casa em companhia de um clássico da literatura mundial. "O Médico e o Monstro" de Stevenson, mesmo tendo passado mais de cem anos ainda é fascinante e polêmico. Por isso, eu recomendo sua leitura para os apaixonados por boas histórias.
 

Robert Louis Stevenson [1850 - 1894] foi poeta e escritor. Nascido na Escócia, redigiu clássicos como A Ilha do Tesouro e O Médico e o Monstro, tornando-se um dos autores mais importantes do século XIX e mais traduzidos até hoje. Crítico às normas sociais, ele deixou a família, que considerava conservadora, aos 23 anos, e partiu para Londres, onde passou a frequentar os salões literários. Três anos depois, conheceu sua esposa em Paris. Acompanhando dela e do enteado, mudou-se para as Ilhas Samoa, no Pacífico, em 1889. Em meio à paisagem paradisíaca, que ele amava, morreu de hemorragia cerebral aos 44 anos.

Misturando elementos de ficção científica e de horror, O Médico e o Monstro é uma das principais novelas góticas do século XIX. Publicado por Robert Louis Stevenson em 1886, o livro é considerado pelo autor de terror Stephen King, um dos três grandes clássicos do gênero - ao lado de Drácula e de Frankenstein. 


O enredo tem inicio com a descoberta de que o respeitável médico Henry Jekyll deixou como único beneficiário de seu testamento o odioso senhor Hyde. Um ano depois, Hyde espanca um homem até a morte. Enquanto isso, Jekyll se isola cada vez mais em seu laboratório. 

O advogado Gabriel Utterson se empenhará, então, em descobrir a estranha relação que une esses homens. O médico e o monstro traz elementos inovadores ao gênero de horror, como o transtorno de dupla personalidade, por exemplo. Com referências as assassinatos cometidos por Jack, o estripador, na Londres vitoriana, chegou a inspirar um novo termo no dicionários inglês: Jekyll and Hyde, como são chamadas as pessoas moralmente dúbias. 
                                                               Filme de 2003
                                                               Filme de 2008


Nenhum comentário:

Postar um comentário