terça-feira, 16 de junho de 2020

Tesouro judeu encontrado em Castelo na Polônia

Aventuras na História · Tesouro da Segunda Guerra é encontrado em ...
A arqueologia é realmente fascinante e mesmo durante a pandemia da Covid 19, as descobertas nos trazem a esperança que a vida vai retornando aos poucos. A 2ª Guerra Mundial ainda suscita novidades e quando é sobre os tesouros dos judeus, roubados pelos nazistas é bastante interessante.
 

"Pesquisadores encontraram, na cidade de Nowy Sącz, na Polônia, um tesouro de prata da Segunda Guerra Mundial. A descoberta foi feita nas ruínas do castelo do século 14 durante um trabalho arqueológico da Associação Histórica e Exploratória de Nowy Sącz e noticiada pelo jornal polonês The First News.

“Começamos a extrair um papel delicadamente, que apareceu primeiro. Estava em muito mau estado. Depois de um tempo, vimos prata, muita prata”, disse o detetive-chefe da escavação, Stanisław Pustułka. Ao retirar os velhos pedaços de papel, puderam encontrar artefatos como cálices de prata, talheres e artefatos de mesa.
Na verdade, os objetos foram inicialmente guardados em um baú, que, com o tempo, acabou se desintegrando devido à ferrugem. Ao todo, os arqueólogos catalogaram 103 itens feitos de prata produzidos na Polônia e na Áustria.

Eles acreditam que a descoberta se trata de objetos que pertenciam a judeus que foram mortos durante o Holocausto propagado pela Alemanha Nazista, durante o período de 1941 a 1945. Segundo o arqueólogo Bartłomiej Urbański, envolvido na pesquisa, “é judaica, da virada do século 19 e 20, ligada ao ritual judaico e provavelmente foi enterrada durante a Segunda Guerra Mundial”.

Mas ele também questiona: "ele [o tesouro] está conectado com os edifícios que costumavam estar nesta parte da cidade, ou foi roubado pelos alemães, que não conseguiram retirá-lo?".

O que se sabe é de, a partir de junho de 1941, tropas de Hitler ocuparam o castelo, transformando-o em uma espécie de quartel. Lá, eles criaram um depósito de munição e um gueto em Nowy Sącz, que concentrou mais de 20 mil judeus. Em agosto do ano seguinte, eles foram enviados para o campo de concentração de Bełżec. No ano de 1945, soldados poloneses foram responsáveis por explodir o depósito, o que causou a parcial destruição do castelo."

 Aventuras na História · Tesouro da Segunda Guerra é encontrado em ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário