sábado, 8 de agosto de 2020

O Filme Raça conta a trajetoria de Jesse Owens

CINEPET: RAÇA - PET Economia UFU
Sabadão quente com umidade relativa do ar menos de 20%, então o jeito é ficar deitada no sofá curtindo um filme. E "Raça" é muito interessante, justamente porque mostra a trajetoria de Jesse Owens. Ele foi aquele negro que nas Olimpiadas de 1936 literalmente "papou" as medalhas em Berlim que se encaminhava para o regime Nazista.
 
 "Alguns eventos históricos são temas recorrentes de produções culturais. O regime nazista e a segregação racial nos Estados Unidos são dois exemplos explorados à exaustão pelo cinema e pela literatura. Mesmo assim, o diretor americano Stephen Hopkins aceitou o desafio e juntou ambos os temas nas telas no filme Raça, para retratar uma das figuras mais singulares da história do atletismo: Jesse Owens, o homem que provou estar errada a teoria da supremacia racial, base da ideologia nazista, durante as Olimpíadas de Berlim de 1936.

Embora seja símbolo para muitos ativistas, a biografia do primeiro atleta negro a conquistar quatro medalhas de ouro no pódio olímpico não é tão conhecida como deveria. Em entrevista ao VICE Sports, Hopkins contou que muita gente não tinha certeza de quem era Owens ou do que ele tinha feito. 
 
"Algumas pessoas achavam que ele era um dos atletas das Olimpíadas de 68, da saudação Black Power", diz. "As pessoas ficam meio confusas sobre o que exatamente ele fez, mas seu nome é evidente na memória de todo mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário