sexta-feira, 2 de outubro de 2020

Filme: João e Maria: O Conto das Bruxas

Diário de Taubaté e Região – Coluna de Cinema – Maria e João: O Conto das  Bruxas
 A partir de hoje, todas as sextas- feira serão dedicadas aos filmes, livros e casos de terror. E por que isso? Justamente porque o mês de Outubro tem uma ligação com a Magia que vai culminar no dia 31/10 - Samhain para os antigos Celtas e Helowen para os americanos e outros povos ou Dia das Bruxas para os desinformados.

A Netflix também está apresentando uma seleção de filmes de terror para quem é aficionado pelo tema. E eu estarei fazendo o mesmo e talvez até repita algumas informações já postadas sobre o significado do "Dia das Bruxas".

Então, a indicação é o nova releitura de "João e Maria", onde o medo é a atração principal exatamente como nos filmes asiáticos.

Lendas sobrenaturais e uma sede por autoconhecimento se misturam na nova adaptação do conto de João e Maria para os cinema. Maria e João: Conto das Bruxas é uma releitura com dose caprichada de terror  sobre a já sombria história registrada pelos Irmãos Grimm.

Expulsos de casa pela mãe, cuja sanidade mental está comprometida, Maria, que é a irmã mais velha, e João devem enfrentar a floresta — e as criaturas que a habitam — para encontrar um novo lar e uma forma de sustento. Famintos, encontram uma casa no meio do caminho, onde encontram toda a comida de que necessitam. Holda, a anfitriã, permite que eles se hospedem por ali e oferece a Maria as respostas para os mistérios  que a atordoam. Desde pequena, a garota tem visões sobrenaturais e é assombrada pelo conto de uma menina que também possuía esse dom, mas teve uma vida trágica.

O susto, no entanto, é algo pessoal. O que assusta um, pode não assustar outros. O que caracteriza o gênero é o medo. Não há um só minuto durante a película, que é baseada no clássico conto de João e Maria, em que o medo não esteja presente de uma forma ou de outra – nem sempre angustiante ou insuportável, mas sempre presente. Não só o medo de fantasmas, de entidades sobrenaturais ou de monstros, mas também o medo da fome, da perda e do porvir. Não espere sustos, não espere ação. De Maria e João: O conto das Bruxas espere somente o verdadeiro terror misturado à fantasia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário