E o 3º Bimestre está iniciando e com ele vamos estudar alguns assuntos bem interessantes e a "Guerra Fria", 1946 a 1991, sempre chama a atenção dos alunos. O assunto se torna top quando mostramos as ideologias utilizadas nas HQs e os alunos literalmente ficam de "queixo caído" com as descobertas. Eu sempre digo que não é para deixar de ler ou assistir aos filmes, mas ela para "olhar com os olhos do Historiador".
Então, vamos começar com o gibi/Hq do Quarteto Fantástico e do Incrível Hulk...
Então, vamos começar com o gibi/Hq do Quarteto Fantástico e do Incrível Hulk...
"A Guerra Fria refletiu estratégias traçadas por Estados, sendo um período marcado por muita espionagem e propaganda política. Durante esse período, uma nova modalidade de super-heróis surgiu nos gibis norte-americanos.
O primeiro gibi do Quarteto Fantástico, publicado em novembro de 1961 (poucos meses depois de Yuri Gagarin ter realizando um vôo orbital, e quase uma década antes de o astronauta norte-americano Neil Armstrong ter sido o primeiro homem a pisar na Lua). Essa equipe de heróis surgiu na mesma época em que os EUA e a URSS disputavam a corrida espacial. Pouco antes de os personagens viajarem para o espaço, o quadrinho menciona que os EUA estão numa "corrida espacial" com "uma potência estrangeira". Essa potência era a URSS.
O principal inimigo do Quarteto era o Doutor Destino cujo visual com uma armadura de ferro, pode ser referência à "Cortina de Ferro".
O Incrível Hulk também contextualiza a Guerra Fria. Ao tentar salvar um adolescente que invadiu o local onde se testará pela primeira vez a "bomba gama", o cientista Bruce Banner fica exposto aos raios gama quando a bomba é acionada por seu assistente, um espião iugoslavo disfarçado. Banner descobre que os raios gama alteraram propriedades moleculares de seu corpo, o transformando em um gigante verde: o Hulk.
A "bomba gama" explode no deserto do Novo México, região dos EUA onde foram realizados os primeiros testes atômicos (reflexo da corrida armamentista!)
Em suas primeiras aventuras, o Hulk enfrentou vários vilões comunistas, mas em muitas histórias do Hulk, o inimigo era o próprio Exército norte-americano, sempre o perseguindo. O Incrível Hulk era um monstro criado pelo horror atômico. Stan Lee e Jack Kirby, ao conceberem a história, pretendiam transmitir uma mensagem: o cientista (ou o governo dos EUA) era vítima de uma arma que ele mesmo criou!"(artigos.netsaber.com.br/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário