Na semana passada uma notícia surpreendeu os cegos de todo o mundo: a lego anunciou que irá fabricar peças em braile. As crianças cegas também "têm o mesmo desejo e necessidade de explorar o mundo e socializar
por meio do brincar, mas muitas vezes enfrentam o isolamento
involuntário das atividades como consequência."
"A LEGO anunciou nesta quarta-feira (24), durante uma conferência de marcas sustentáveis em Paris, na França, que investirá em peças em braile. O objetivo da marca dinamarquesa de brinquedos é permitir que cegos e deficientes visuais tenham a oportunidade de aprender usando os brinquedos.
“O conceito por trás dos blocos de braile de LEGO foi inicialmente proposto à Fundação Lego em 2011, pela Associação Dinamarquesa dos Cegos, e novamente em 2017, pela Fundação Dorina Nowill para Cegos”, diz o comunicado. A segunda fundação atua no Brasil. Além da Dinamarca, o Reino Unido e a Noruega também participaram do desenvolvimento dos protótipos, que agora estão em fase de teste nos países.
As peças serão produzidas com o mesmo número de tachas usadas para as letras e números do alfabeto braile, mas sem perder a compatibilidade com o sistema LEGO. “Nós acreditamos firmemente que os blocos podem ajudar a aumentar o interesse em aprender braile”, completa a nota. O lançamento dos novos brinquedos está previsto para 2020. Eles serão distribuídos gratuitamente para instituições parceiras.
“Com milhares de audiolivros e programas de computador disponíveis, cada
vez menos crianças estão aprendendo a ler em Braille. Isso é
particularmente crítico quando entendemos que as pessoas que usam o
Braille com mais frequência são mais independentes, possuem um nível
mais alto de educação e melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Acreditamos fortemente que o LEGO® Braille Bricks ajudará a dar um
impulso no interesse em aprender o Braile, por isso nos sentimos
honrados com o envolvimento da LEGO Foundation tornando possível a
disseminação desse conceito para crianças ao redor do mundo”, afirmou
Philippe Chazal, Tesoureiro da União Europeia de Cegos.
A partir do ano que vem, o projeto pretende envolver 763 mil estudantes no Brasil, sendo 11,6 mil os que têm deficiência visual. Criado há 190 anos por Louis Braille, um francês que perdeu a visão aos três anos de idade, o Lego Braille Bricks é composto por cerca de 250 peças que cobrem o alfabeto completo, números de zero a nove, símbolos matemáticos selecionados e jogos interativos. As versões do brinquedo em alemão, espanhol e francês serão introduzidas no terceiro trimestre deste ano."
Nenhum comentário:
Postar um comentário