domingo, 26 de maio de 2019

Motivos para Iniciar o Hábito de Leitura com a Saga Harry Potter

 O domingão amanheceu com sol, entretanto, o vento continua gelado tipicamente de Outono. Que tal ao invés de ficar no celular ou no sofá ou cama maratonando uma série, não começar ou recomeçar a leitura da Saga Harry Potter?

Harry Potter foi a série de maior sucesso que já existiu. Seus sete livros venderam, somados, 450 milhões de cópias e foram traduzidos para 75 idiomas. É praticamente impossível uma pessoa não ter cruzado com a história do menino bruxo durante a vida.

A saga criada por J.K. Rowling começa em 1981 e conta a história do menino-bruxo Harry Potter, que teve seus pais assassinados ainda bebês e cresceu com os Dursley, seus malvados tios. Aos 11 anos, descobre que é um bruxo e parte para uma vida de novas descobertas. Tudo culmina, 17 anos após o nascimento de Harry, em seu dever de derrotar o assassino de seus pais e maior inimigo, Lord Voldemort. Afinal, "um não poderá viver enquanto o outro sobreviver."

A luta colocou um fim no império de medo do Lord das Trevas, mas para isso, muito sangue foi derramado. Alguns dos maiores bruxos e melhores amigos do protagonista morreram em meio à luta contra Voldemort, fazendo os leitores derrubarem várias lágrimas.


Aqui estão alguns motivos para iniciar o hábito salutar de uma boa leitura:
 
"1 – Narrativa

J.K. Rowling foi rejeitada por oito editoras até ser publicada pela editora Bloomsbury. As negativas eram pelo fato dos livros serem muito longos e até então as crianças não tinham o hábito de ler livros com mais de 100 páginas. Porém, a narrativa leve e ao mesmo tempo rica em detalhes faz a leitura fluir de forma natural. A linguagem utilizada é perfeita para crianças de 09 anos e encanta jovens e adultos ao mesmo tempo.
 

#2 – O universo mágico

A autora criou um mundo completo e repleto de regras se baseando em diversas mitologias e conseguiu ser coerente. Nenhum detalhe parece estar fora de lugar ou sendo forçado. Há um governo, leis, políticos, imprensa, escolas, banco e criaturas fantásticas que convivem de forma natural e fantástica. É um universo maravilhoso!
 

#3 – A magia não é o foco

Muitas pessoas acreditam que o livro se baseia na magia, em feitiços, isso não é verdade. O livro trata de amizade, de perda, de desafios e principalmente, da natureza humana. Afinal, dentro de cada um há luz e trevas, não é? Ninguém é somente bom ou mau e nem sempre o bem vai vencer as batalhas.
 

#4 – O herói não vence as batalhas sozinho

Harry não é ninguém sozinho e isso fica claro desde o primeiro livro. Em todos os desafios e batalhas Harry sempre contou com a ajuda dos amigos, mesmo na batalha final ele conta com a presença dos “fantasmas” dos que morreram durante a jornada. Acredito que seja uma das lições mais importantes da série.

#5 – Metáforas incríveis

J.K. Rowling usa e abusa de metáforas de forma super natural. Há golpes de estado, há o vilão que quer dominar o mundo com os que acreditam ser de “raça pura”. Outro exemplo são os elfos domésticos com trabalho escravo.

Harry Potter encantou a minha geração por ser uma criança órfã que encontrou nos amigos a força para seguir em frente e vencer os seus desafios pessoais. Em cada livro notamos o seu crescimento, amadurecimento e até a perda de sua inocência.

O bruxinho nos ensinou que a vida é muito melhor quando estamos acompanhados e que todo mundo tem um passado, por isso é melhor não tirar conclusões precipitadas de algumas atitudes.

Ensinou que é importante se responsabilizar pelos seus atos, mas que é bom pedir ajuda quando nos atrapalhamos. Mostrou que família nem sempre é formada por pessoas que tem o seu sangue. E que a família sempre está pronta para te ajudar."












Nenhum comentário:

Postar um comentário