Agatha Christie tem em seu livro mais famoso
publicado em 1939 o maior diferencial que tanto a marcou durante sua
carreira: um grande mistério dedutivo em uma trama policial recheada
de suspense.
Este livro completa 80(oitenta)anos e continua sendo uma leitura prazerosa e a Rainha do Crime mesmo hoje em dia continua imbatível. Eu particularmente amo todos os seus livros e recomendo, assim como a série da BBC sobre o "Caso dos 10 negrinhos".
Mais de meio século depois da publicação de O Caso dos 10 negrinhos, é difícil não se surpreender com a originalidade da obra, por isso aí vão pelo menos 6 motivos para você apreciar um pouco de O caso dos 10 negrinhos, se é que vai sobrar algum.
"1. Mistério
Qualquer livro do gênero policial que se proponha a contar uma história precisa quase que obrigatoriamente apresentar um mistério. Em O Caso dos 10 negrinhos praticamente tudo é um mistério. A forma como as pessoas vão parar na Ilha, o Poema, pequenas representações de bonecos negros colocadas na casa , além da personalidade dos personagens e a forma como as mortes são executadas.
2. Atemporalidade
É um romance policial escrito há mais de 50 anos e que não tem obviedades como um detetive seguindo os passos do criminoso, ou o vilão encenando papel de mocinho. 3. Ritmo
Agatha Christie é conhecida por sua extensa produção literária, seus mais de 60 livros são a prova disso. Porém, uma das maiores dificuldades ao ler suas obras nos dias de hoje é o ritmo, que comparado a romances do gênero policial ou thrillers contemporâneos como os livros de James Patterson, Dan Brown, Stieg Larsson e Harlan Coben, pode ser considerado lento. Porém, o Caso dos 10 negrinhos foge à regra. É uma história rápida, que lida com a ação decorrente das mortes que vão se sucedendo em um encaixe quase que mecanicamente perfeito.
4. Cenário
O ambiente, uma ilha, 10 pessoas “confinadas” pelo mar ao redor, e a inexplicável reunião realizada pelo senhor U.N Woen.
5. Personagens
Apesar de todos os personagens serem apresentados como pessoas de bem na sociedade, após as revelações feitas pela “voz que vem das paredes” na sala de jantar, a personalidade de cada um começa a se modelar conforme as mudanças no ambiente.
6. O Final
O fim da história explica todo o mistério, mas de uma forma que faz até as histórias de Harlan Coben parecerem previsíveis e simples."
Nenhum comentário:
Postar um comentário