domingo, 2 de dezembro de 2012

4º Prédio do Liceu Cuiabano

Eu já escrevi sobre os outros três prédios onde o Liceu Cuiabano funcionou, desde sua autorização no último quartel do séc. XIX ou seja, pela Lei Provincial nº 536 de 3 de dezembro de 1879. Hoje vou escrever somente sobre sua história.

 De acordo com a profª Elizabeth M. Siqueira, em História de Mato Grosso : da ancestralidade aos dias atuais "era necessário povoar e estender a cidade até o alto da avenida Getúlio Vargas, visto ser a mais importante da cidade.  Foi então construído, na sua porção superior um estabelecimento escolar moderno, assobradado, de linhas arrojadas e retas, o Liceu Cuiabano".

Para a sua construção foi contratada a firma Coimbra e Correia do Rio de Janeiro e o jovem engenheiro Cássio Veiga de Sá o responsável por todas as obras oficiais.Ocupando toda uma quadra, com uma das laterais faceando a Avenida Getúlio Vargas; rua Cândido Mariano e frente para a Avenida Presidente Marques o complexo do Liceu Cuiabano, constituído pela escola, anfiteatro com 482 lugares, ginásio de esportes coberto e o campo de futebol e pista de atletismo. A parte interna, possui 14 salas de aula, foi equipada com mobiliário adquado e laboratórios de físíca e química.

Foi inaugurada a sede atual em 4 de outubro de 1944 e tendo como primeiro diretor o prof. Jercy Jacob.No saguão do anfiteatro ainda existe dois quadros com fotos da 1ª(1945) e da 2ª(1946) turma que estreou as salas do Liceu.

Pelo Decreto Lei nº 100 de 27 de maio de 1942, o Liceu Cuiabano passou a denominar-se Colégio Cuiabano. Pelo Decreto Lei nº 143 de 10 de março de 1943 recebeu a denominação de Colégio Estadual de Mato Grosso.

Mais tarde pelo Decreto 480 de 29 de março de 1976, passou a denominara-se Escola Estadual de 1º e 2º Graus. No governo de Cássio Leite de Barros pelo Decreto nº 1752 de 13 de março de 1979, voltou ao antigo nome Liceu Cuiabano.

Em 1998 pelo Decreto Lei nº 2812 de 11 de dezembro do mesmo ano, a escola passou a se chamar Escola Estadual de 1 e 2 Graus Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller. Em 11 de outubro de 2000 pelo Decreto nº 1826 a instituição escolar passou a denominar Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Muller.

O Liceu Cuiabano é uma renomada escola. Educandos que por aqui passaram registraram na memória orgulho e respeito pelo "meu Liceu", que é como se referem à escola. Sentem respeito pelas pessoas pelas quais foram guiadas e orgulho por terem feito parte de uma das gerações do Liceu.

Um comentário: