quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Mulher e a Inquisição

A palavra bruxa(uma pessoa de saber) significou diferentes coisas para diferentes pessoas em diferentes períodos da História. Um dos significados adquiridos no final da Idade Média  foi o de "mulher". Sobretudo qualquer mulher que criticasse a orientação patriarcal da Igreja cristã. No séc. XIV, por exemplo, mulheres que pertenciam aos franciscanos reformistas foram queimadas em auto-de-fé por feitiçaria e heresia.

A mais influente de todas as peças de propaganda na campanha contra as mulheres foi encomendada pelo Papa Inocêncio VIII em 1484, depois que declarou ser a feitiçaria uma heresia. Ele instruiu os monges dominicanos Heinrich Kraemer e Jacob Sprenger para publicarem um manual de caça às Bruxas.

Dois anos depois a obra apareceu com o título de Malleus malificarum ou "O Martelo das Bruxas" O manual foi usado ao longo dos 250 anos seguintes na tentativa da Igreja de destruir a Velha Religião (da Deusa) na Europa Ocidental, degradar as mulheres que praticavam curas e exerciam liderança espiritual, e criar discordâncias nas comunidades locais a fim de fortalecer facções políticas e econômicas que a Igreja apoiava (e que, por sua vez, apoiavam a Igreja).

A Igreja nunca aceitou a antiga crença de que a Terra era sagrada, fervilhante de Deuses e de espíritos divinos. Contra essas antigas práticas religiosas ou seja, a adoração de vários deuses, a Igreja deflagrou uma acirrada campanha. Entre suas armas estava a doutrinação de que a mulher era maligna, a Feitiçaria era obra do demônio e as representações de Deus e Deusa era imagens de Satã.

Para justificar os milhões de execuções, a Igreja criou uma demonologia sistemática em torno das crenças, práticas e festividades populares pré-cristãs. Adicionaram-se-lhes fantasias sobre pactos com o diabo, sádicos e bizarros rituais sexuais. Num sentido, a caça às Bruxas era mais em torno do sexo do que do culto do demônio.

Feitiçaria é magia. É a magia do chá de camomila que alivia a garganta inflamada de uma criança. É a magia de mulheres reunidas. É a magia da Terra.





Nenhum comentário:

Postar um comentário