sábado, 5 de outubro de 2013

Outubro Rosa em Cuiabá

 Eu acho importante esse movimento contra o câncer, pois todas as mulheres precisam estar atentas para qualquer alteração em seu corpo. Em minha família o câncer não é um "bicho de sete cabeças"; mesmo sendo assustadora a palavra nós sabemos conviver bem com ela. Minha avó minha câncer de pele, minha tia tinha câncer no intestino que se espalhou pelo corpo, minhas duas irmãs já tiveram no seio e no útero.

O movimento popular conhecido como Outubro Rosa já ocorre em várias partes do mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, das empresas e das entidades.

 Começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes à doença e ou à mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século XX, quando o laço rosa foi lançado pela fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da Primeira Corrida pela Curam realizada em Nova Iorque, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou que, no ano 2030, podem-se esperar 27 milhões de casos incidentes de câncer, 17 milhões de mortes por câncer e 75 milhões de pessoas vivas, anualmente, com câncer. O maior efeito desse aumento vai incidir em países de baixa e média renda, onde se encaixa o Brasil. Os dados são do INCA (instituto Nacional do Câncer).

 Em Cuiabá, o movimento é uma iniciativa da Associação MTmamma - Amigos do Peito, que conta atualmente com 75 mulheres assistidas e 115 voluntários. Esta é a quarta edição da campanha Outubro Rosa, em Cuiabá, que atua como forma de alerta para a detecção precoce do câncer de mama. Além da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, outros prédios da capital serão iluminados durante o mês de outubro, como a Assembleia Legislativa e a sede da Ordem dos Advogados do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário