quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Picolé - A Delicia no Palito

Quando nós éramos crianças, ao ouvir o som da  buzina do picolezeiro a gente pedia para a mãe comprar. Mas, ela dizia "não vou gastar dinheiro para comprar esse picolé, não sei se a água estava limpa". E isso encerrava a conversa... Até hoje, ao ouvir a buzina ou me deparar com um carrinho de picolé lembro dela dizendo essa frase e por incrível que pareça jamais comprei um picolé na rua.

Em uma noite de 1905, Frank Epperson estava à toa em sua varanda, em San Francisco, brincando com sua comida — como toda criança faz; ele tinha 11 anos de idade.  Ele estava usando um pequeno palito para misturar água e refrigerante em pó em uma xícara e, quando entrou em casa naquela noite, ele se esqueceu de levar a mistura para dentro.

 Foi uma noite particularmente fria em SF e a queda na temperatura acabou funcionando como uma pitada de mágica no líquido abandonado. Quando Epperson retornou à varanda pela manhã, sua água açucarada havia se transformado em um delicioso pedaço de gelo doce em um palito. Como as pessoas fazem quando inventam algo sensacional, ele batizou a invenção com seu próprio nome.

Começando em 1923, o Epperson mais velho deu entrada em uma série de patentes para assegurar a sua “confeitaria congelada.” Embora o design de Epperson fosse bom, essas delícias geladas mudariam no futuro. Técnicas melhores de manufatura agora produzem picolés com um sabor mais consistente e a ciência alimentar lhes deu uma estrutura mais resistente ao chato gotejamento.

Eu gosto dos picolés da sorveteria são mais gostosos porque as técnicas modernas de fabricação forçam o gelo a se integrar melhor com o açúcar e o aromatizante. Isso é feito refrigerando os picolés em banho de salmoura ajustado para -40º C.

Toda vez que saboreio um picolé ou um sorvete, agradeço pela invenção dessa delícia gelada que atravessou nossa infância e chegou até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário