sexta-feira, 25 de outubro de 2013

O Dalai Lama

 " Tenzin Gyatso, originalmente Lhamo Dhondrub, é o 14° Dalai Lama. Ele nasceu em 1935 e, enquanto estava no governo do Tibete, residia no Palácio de Potala ao longo do inverno e na morada de Norbulingka durante o verão, na capital deste país, Lhasa.

 Mas isso só foi permitido ao mestre até 1959, quando os chineses do regime comunista invadiram o Tibete. Desde então o Dalai Lama vive no exílio, na Índia, na localidade de Dharamsala, onde vive em uma pequena cabana e de onde exerce seu governo.

Este monge é doutor em filosofia Gorgon, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1989 e detém pelo menos cem títulos honoris causa. Não é por acaso que ele é tão respeitado no mundo todo, pois hoje ele é uma rara presença espiritual em busca do diálogo, da paz e da compaixão.

Sua jornada pelo planeta tem início em 1967, quando pela primeira vez ele deixa a Índia e vai para o Japão e a Tailândia. A partir deste momento ele não parou mais, segue pregando seus ensinamentos e exemplificando a tolerância, a compreensão, a resignação ativa e um profundo amor. Militante dos direitos humanos, especialmente dos que concernem á sua terra natal. Ele é um guerreiro incansável, mas suas armas são as palavras, e seus meios são os mais pacíficos.

Escreveu vários livros, entre eles “A Arte da Felicidade”, “A Arte da Felicidade no Trabalho”, “Bondade, Amor e Compaixão”, “O Livro da Sabedoria” e “Minha Terra e Meu Povo”. Seus ensinamentos abrangem desde a esfera espiritual, o meio ambiente, o campo científico, a paz, os direitos humanos, o treinamento da mente, entre outros. Ele é reconhecido e respeitado internacionalmente." (Infoescola - Ana Lúcia Santana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário