segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

A História do Rally Paris-Dakar

"A história do Dakar começou em 1977, quando o piloto francês Thierry Sabine escapou por muito pouco de morrer no deserto. Ele participava do Rally Abidjan-Nice na categoria motos, quando se perdeu no deserto do Saara. Como na época não havia uma estrutura de socorro eficiente, as buscas foram encerradas sem sucesso depois de 3 dias. Quando Sabine se preparava para cometer suicídio, um avião monomotor avistou o piloto e o salvou da morte. Apesar do sofrimento, o francês se apaixonou pelo deserto e imaginou uma forma de transmitir suas emoções. Pensou então em uma prova que saísse da Europa e atravessasse a África. Nascia, então, o maior rally do mundo.

largada do primeiro Paris-Dakar aconteceu em 26 de dezembro de 1978, em frente à Torre Eiffel. Dos 170 participantes que saíram de Paris, apenas 69 chegaram a Dakar. O primeiro campeão foi o então jovem francês Cyril Neveu, pilotando uma Yamaha XT 500. Os nomes das cidades de largada e chegada da competição, Paris e Dakar, se tornariam conhecidos nos 4 cantos do mundo como a maior prova off-road já criada pelo homem. O Dakar abriu as portas para um mundo desconhecido, a África. "O Paris-Dakar é um desafio para os que vão. Um sonho para os que ficam", disse Thierry Sabine.

A partir de 1980, foram divididas as categorias carros, motos e caminhões.

(...)

As vésperas do início do Dakar 2008, a ASO, organizadora do evento, cancelou a realização do maior rally off-road do mundo, frustrando pilotos, navegadores, equipes e fãs. O motivo do cancelamento do que seria a 30ª edição do Dakar foi a falta de segurança na Mauritânia, país que receberia 8 das 15 etapas da prova.

(...)
  
Termina assim a história do maior rally do mundo, que encerra o seu ciclo na África e dá origem a outra prova em outro Continente."(www.motoronline.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário