domingo, 22 de fevereiro de 2015

A Serpente Pré-Histórica da Colômbia

Uma aluna do 3º Ano perguntou-me se os dinossauros existiram mesmo. Eu fiquei olhando para ela e respondi: "eu não acredito que ainda ouço esse tipo de pergunta de um aluno de 3º Ano"; e logicamente dei uma explicação rápida para satisfazê-la. Se existe dúvidas sobre a existência de dinossauros, que o cinema faz questão de mostrar, imagine sobre uma serpente de mais de 12 metros?

A maior serpente pré-histórica do mundo voltou pra Colômbia. Os fósseis descobertos dentro de uma mina de carvão da Colômbia fizeram da Tianoboa uma das 10 descobertas paleontológicas mais importantes do planeta.

"A réplica em tamanho real da serpente foi exposta pela primeira vez em março de 2012 na Grand Central de Nova York e depois poderá ser vista no Museu de História Natural do Smithsonian de Washington. Os  A réplica  mostra o réptil engolindo um crocodilo, do qual só é possível ver as patas traseiras e a cauda saindo da gigantesca boca da serpente.

Batizada Titanoboa Cerrejonensis por seu tamanho e pela mina de carvão colombiana de Cerrejón onde foi encontrada em 2005, a gigantesca criatura pesava 1,25 t quando habitava a terra durante o período Paleoceno.

A Titanoboa era uma cobra de aproximadamente 12 metros de comprimento que pesava mais de uma tonelada. A monstruosa serpente habitou há 58 milhões de anos a região onde hoje é a localidade de Cerrejón, na Colômbia, um dos depósitos de fósseis mais importantes do mundo — devido a sua riqueza de materiais.

A Titanoboa mais parecia uma jiboia moderna, mas seu comportamento era bem próximo ao de uma Anaconda que vive na água. Cerrejón foi uma selva imensa e pantanosa, onde tudo era mais quente, mais úmido e maior do que é hoje. A cobra pré-histórica habitava esse pântano apenas alguns milhões de anos após a queda dos dinossauros.

Predadora temível, a Titanoboa era capaz de comer qualquer animal que cruzasse na sua frente. A parte mais grossa do seu corpo poderia chegar a 1 metro de altura, e a criatura poderia matar com uma pressão de 400 libras por polegada quadrada — o equivalente ao peso de três torres Eiffel.

Em um longo artigo publicado em seu site, a revista Smithsonian questionou quem venceria uma batalha pré-histórica: a gigantesca cobra ou o temível Tiranossauro, um carnívoro de 6,8 toneladas. Eles viveram em lugares diferentes e em épocas diferentes, mas isso não impediu o veículo de imaginar uma duelo épico."(www.tecmundo.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário