quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Viggo Mortensen lança um Novo Livro

Viggo Mortensen é o eterno Aragorn de O Senhor dos Anéis e seu talento como um ator completo sempre me fascina...

(,,,)

"Mortensen apresentou no último domingo, na Espanha, o livro do qual é editor, com os dois autores, os antropólogos Federico Bossert e Diego Villar, que investigaram de maneira cuidadosa a vida e a obra do antropólogo alemão Max Schmidt;  para oferecer uma panorâmica da vida e da obra de um personagem sensacional que merecia ser mais conhecido.

O lançamento aconteceu, com a previsível expectativa que desperta a presença do ator, no Museu Blay, a sede do Museu de Ciências Naturais de Barcelona. Atuou como mestre de cerimônias o arqueólogo, naturalista e também explorador Jordi Serrallonga, que colocou a figura de Schmidt na mesma altura dos grandes como Alexander von Humboldt, Darwin e Alfred Wallace, nada menos, ou de colossos modernos da antropologia como Malinowsky e Margared Mead.

 O ator classifica as fotos de “incríveis” e destaca sobretudo os “belos retratos”, que o fazem lembrar do trabalho com os indígenas norte-americanos de Edward Curtis.

A seleção de fotografias, dividida entre o ator e os antropólogos, oferece o duplo olhar do interesse acadêmico e o gosto artístico. Entre as fotos há várias nas quais aparece o próprio Schmidt, uma figura magricela e frágil. O próprio Mortensen envolveu as frágeis placas em panos e as levou aos EUA, para realizar as novas cópias na melhor resolução digital.

 Mortensen sente um grande respeito e admiração por Schmidt, “este senhor humilde e solitário, com seus cadernos, suas coleções, em um ambiente de paz e aceitação, que parece ter sido, de certa maneira, feliz; sinto um pouco de inveja da simplicidade de sua vida”. Na lápide de Schmidt em um cemitério de Assunção está escrito: “Per silvas pro homines et scientia”, “foi às selvas pelos homens e pela ciência”, um epitáfio lindo e invejável." (EL PAÍS Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário