quarta-feira, 11 de março de 2020

Raphael Montes - Escritor Brasileiro

 Resultado de imagem para raphael montes livros suicidas
Que eu adoro ler todo já sabe; que acho um absurdo meus alunos não gostarem de ler livro de papel e digital; que todos os temas são devorados por mim também... E fico feliz quando descubro que um jovem escritor brasileiro, 29 anos, é sucesso absoluto em mais de vinte e quatro países e no Brasil sua cota é de apenas cem mil livros vendidos.

Há pouco eu li um ensaio de Raphael Montes na revista Veja e ele diz " minha vida é cercada de livros - os que li, os que escrevi, os que ainda quero escrever. Acho mágica a relação que nasce no instante em que o leitor abre a primeira página e mergulha em personagens, dramas, mundos novos.

(...)

Quanto mais você lê, mais livre, criativo e dono de si você se torna. Aí está a potência que amedronta alguns. Seja um rebelde: dê livros de presente. E leia. Leia muito".
 

Essa fala de um jovem escritor é um alento, pois eu também aprendi a ler justamente para devorar tudo que me caísse nas mãos. Das hqs/gibis, livros de bolso, dicionários, bulas de remédio aos grandes clássicos da literatura nacional e mundial, eu lia tudooooooo.  
Raphael Montes precisa ser descoberto pelos jovens leitores urgentemente, pois seus romances policiais são arrebatadores. Ainda bem que ele é cultuado por gente como o diretor de cinema Cacá Diegues e a noveleira Glória Peres.
 

Ele é um escritor incansável desde os 16 anos, o bairro de Copacabana/Rio de Janeiro é o cenário de suas obras. Ele como toda criança não gostava de ler, mas aos 12 anos leu os livros do Sherlock Holmes – Estudo em vermelho e O cão dos Baskerville de Conan Doyle . "Foi uma identificação imediata. Virei a noite lendo e pensei: “É isso que eu quero fazer com os meus leitores, quero que eles virem a noite lendo”.

 É interessante que ele disse que leu os clássicos como José de Alencar e Machado de Assis, entretanto como adolescente achava chato. É chato porque são livros obrigatórios que as escolas impõe aos alunos, mas eu os li porque ninguém me obrigou. E quando entrei na Escola Técnica Federal de Mato Grosso, ensino médio, era uma das únicas alunas do Curso de Secretariado que já tinha lido quase todos e a única a ter um curso de datilografia.

2012 - Suicidas (romance)
2014 - Dias Perfeitos(romance)
2015 - O Vilarejo (contos)
2016 - Jantar Secreto (romance)
2016/2019 - Bom Dia, Verônica (romance)
2019 - Uma Mulher no Escuro (romance)

Participações em antologias de contos
 

2009 - Assassinos S/A - participação com o conto A professora
2009 - Beco do Crime - participação com o conto O amor por Esther
2014 - Rio Noir - participação com o conto A história de Georges Fullar
2016 - Heróis urbanos - participação com o conto Volnei
2017 - Criaturas e criadores - participação com o conto O sorriso do homem mau, uma releitura de O médico e o monstro
2019 - A resistência dos vagalumes - participação com o conto Você se lembra?

A netflix prepara a série Bom dia, Verônica ainda sem data de lançamento e dois filmes que irão estrear em 2 de abril: "A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou os Meus Pais" sobre os crimes de Suzane von Richthofen e seu namorado Daniel Cravinhos.

Resultado de imagem para raphael montes livros vendidos

Resultado de imagem para raphael montes livros vendidos

Resultado de imagem para raphael montes livros jantar secreto

Resultado de imagem para raphael montes livros bom dia, veronicaResultado de imagem para raphael montes livros bom dia, veronica









Nenhum comentário:

Postar um comentário