segunda-feira, 29 de outubro de 2018
Dia Nacional do Livro
Terminou o período eleitoral, então está na hora de apreciar a leitura de bons livros, pois como já postei aqui a "Era da Burrice" está vencendo em nações civilizadas, imagine como não serão os resultados quando ela for feita no Brasil?
Como diz o editorial do jornal A Gazeta de hoje " o ato da leitura é uma das oportunidades mais democráticas e acessíveis de desenvolvimento pessoal e profissional. Permite a expansão de si mesmo e a abertura de um caminho para o despertar do potencial pleno. Por isso precisa ser incentivado em casa, na escola, no ambiente profissional."
Eu irei aproveitar e ler tudo que for possível antes que alguém tenha a infeliz ideia, de promover a queima em praça pública dos títulos "subversivos". A História pode não se repetir em sua totalidade, mas quando se trata de livros, desde que Gutemberg inventou a imprensa, o prazer dos inquisidores e ditadores é fazer uma fogueira e apreciar os livros virarem cinzas!.
"Nesta segunda-feira (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro. A data é simbólica e surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada em 29 de outubro de 1810.
A celebração reforça o poder dos livros como bem cultural essencial para a formação cidadã e para o desenvolvimento das pessoas, além de propagar a contribuição dos autores através dos séculos.
A data serve para trazer reflexão sobre maneiras de propagar a importância da palavra escrita e de permitir que todas as pessoas, por meio de programas de alfabetização, tenham acesso à leitura, em publicações, livrarias, bibliotecas e escolas.
(...)
De acordo com a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, de 2016, 44% da população brasileira não lê e 30% nunca comprou um livro. Para 67% das pessoas entrevistadas, não houve alguém que incentivasse a leitura em sua trajetória. Dos 33% que tiveram alguma influência, a mãe, ou representante do sexo feminino, foi a principal responsável (11%), seguida pelo professor (7%)."(sounoticia.com.br)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário