Na semana do Dia Internacional da Mulher, 8/3, é interessante conhecermos algumas mulheres que se destacam na sociedade brasileira. Eu estava lendo o jornal A Gazeta e deparei-me com o nome da Mariana Bigolin Groff de 17 anos que é apaixonada pela Matemática. Sabendo o quanto os alunos odeiam essa disciplina, encontrar alguém de goste é um achado e tanto.
"A aluna Mariana Bigolin Groff, da Escola Estadual Cardeal Roncalli, em Frederico Westphalen, foi selecionada para integrar a equipe de Matemática que representará o Brasil na European Girls Mathematical Olympiad 2019 (Olimpíada Europeia de Matemática para Meninas, em livre tradução). A disputa, na cidade de Kiev, na Ucrânia, de 7 a 13 de abril, contará com estudantes de mais de 50 países.
Mariana, que ganhou medalha de ouro durante seis anos seguidos na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), entre 2013 e 2018, ressalta o incentivo da família para o estudo das ciências exatas. “Desde pequena, a minha mãe me incentivou. Depois, quando fui campeã pela primeira vez, as competições ganharam um significado muito grande na minha vida”, disse.
A jovem de 17 anos destaca a parceria com as demais meninas da seleção. “A experiência de conhecer novas pessoas e culturas diferentes é muito enriquecedora. Além disso, eu comecei a ter uma ligação forte com elas e nos tornamos amigas”, acrescenta.
Conforme Rozelara Grassi, ex-diretora da escola que esteve à frente da instituição de ensino até o fim de 2018, a história da Mariana é um incentivo aos estudantes, pois mostra que todos podem alcançar grandes objetivos e sonhos por meio do esforço e da dedicação. “Outros alunos da escola foram medalhistas a partir do exemplo dela. É fundamental valorizar e destacar essa excelente aluna da nossa rede estadual”, enfatiza.
Nara Bigolin, mãe de Mariana, está orgulhosa das conquistas da filha. “Eu gostaria muito que todas as meninas deste país tivessem acesso ao conhecimento. Somente assim elas serão livres para fazer as suas próprias escolhas”, destaca. Seleção feminina
Além de Mariana, integram a seleção as alunas do Ensino Médio Ana Beatriz Cavalcante Pires de Castro Studart, de Fortaleza (CE); Maria Clara de Lacerda Werneck, do Rio de Janeiro (RJ); e Bruna Arisa Shoji Nakamura, de Indaiatuba (SP).
Nascida em Porto Alegre, Mariana já ganhou 28 medalhas nacionais e cinco internacionais em olimpíadas. Além de matemática, conquistou medalhas nas áreas de Física, Astronomia, Química e Informática."
Nenhum comentário:
Postar um comentário