Eu já postei sobre o Dai de S. Patrício, entretanto, é sempre bom relembrar que hoje na Irlanda é comemorado com muita música, comida e principalmente cerveja.
"St. Patrick (ou São Patrício, em português) é o padroeiro da Irlanda, celebrado no dia 17 de março. O St. Patrick’s Day é celebrado com muita música, bebidas, comidas, desfiles e diversão. Para entrar ainda mais no clima, os donos dos pubs irlandeses costumam tingir as cervejas — que não podem faltar! — com corante verde.
O Brasil não fica de fora, e muitos bares promovem eventos comemorando a data. Na quinta-feira (14), o Arabian's Lounge realizou uma festa temática com open bar. Na sábado (16), é a vez do Flanigan's e do John O'Groats Scottish Pub celebrarem St. Patrick e no domingo (17), o Cheers Pub também comemora o dia com apresentação da banda 90 em 3.
História da comemoração
A imagem de São Patrício é valorizada porque ele foi escravizado na Irlanda e, mesmo depois de um longo período de escravidão, ele voltou para transmitir a mensagem de Deus. Assim, o santo ficou conhecido por ter levado a religião católica para o país.
O dia 17 de março foi escolhido como o dia dele por ser a data da morte do Santo. Os irlandeses também utilizam a ocasião para celebrar toda a cultura e crendices locais. A data é uma das mais importantes do ano e as pessoas sempre estão vestidas com roupas verdes e utilizando símbolos como o trevo de três folhas, o duende, e a cruz celta.
Trevo de 3 folhas
Acredita-se que St. Patrick utilizava o trevo para representar a santíssima trindade e pregá-la aos pagãos celtas. A planta também era considerada sagrada na Irlanda antiga, pois indicava o início da primavera.
Cruz Celta
A Cruz Celta foi criada por São Patrício com o objetivo de completar a sua missão e converter celtas irlandeses em cristãos. Acredita-se que São Patrício tenha unido a cruz cristã com a cruz solar (forte símbolo irlandês).
Duende
O duende remete ao folclore celta, que era cheio de fadas, duendes e mulheres que podiam usar seus poderes para o bem ou para o mal. Nesse caso, os duendes eram almas excêntricas que consertavam os sapatos das fadas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário