quinta-feira, 18 de julho de 2013

Circuito das Cachoeiras em Chapada dos Guimarães

Eu já escrevi sobre o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e sua natureza exuberante. Aproveitando meus poucos dias de férias, juntamente com alguns amigos, refiz o Circuito das Cachoeiras; pois agora só pode ser feito acompanhado de um guia.

 O passeio começa pela cachoeira Véu de Noiva, onde também não é permitido descer por questão de segurança, para as fotos e depois à pé efetuamos uma caminhada de mais ou menos 6 km para chegar as cachoeiras.

No passeio ao Circuito de Cachoeiras o visitante terá oportunidade de conhecer e mergulhar em 5 das 7 cachoeiras. Por ser "inverno" a água fica extremamente fria o que não me animou para um mergulho, mas meus amigos aproveitaram e muito.Eu vou escrever sobre as que mais chamaram minha atenção como:

  Cachoeira das Andorinhas

É a penúltima cachoeira do circuito, mas nossa guia achou melhor começarmos por ela. É uma das cachoeiras mais altas, com aproximadamente 30 metros de queda d'água. E a descida é feita através de uma escada de madeira com 88 degraus. Minhas pernas ficaram doendo uns três dias.
 Era a cachoeira preferida dos hippies de 1980, onde acampavam e chegavam a passar meses. Era conhecida como cachoeira dos Malucos.  É realmente maravilhosa e com um visual incrível, tem um poço ótimo para nadar e proporciona a massagem natural embaixo da queda da cachoeira.
Cachoeira do Pulo

Tem uma altura de cerca de 2,5 metros e espaço para nadar um pouco. É possível ir até a queda d'água e receber uma massagem natural. O nome da cachoeira se deve às brincadeiras que muitos visitantes faziam, que era o de pular do alto da cachoeira. Hoje não é mais permitido por questões de segurança, pois o rio acumulou areia e folhas no fundo da queda e tornou o lugar mais raso. É uma ótima cachoeira!
Prainha

A cachoeira mais baixa do circuito, quase que formando apenas uma corredeira nas pedras. Tem um poço bastante grande, bom para nadar, rodeado de floresta e com uma praia bem agradável. É uma cachoeira recomendada para o momento do pic-nic, pois sempre há uma sombra refrescante e acolhedora na sua praia. Um dos lugares preferidos pelas crianças que visitam o parque nacional de Chapada dos Guimarães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário