sábado, 13 de julho de 2013

Planeta Vênus

 "Conhecido desde a Antiguidade, o planeta Vênus atrai o olhar do observador mais desatento por ser o astro mais brilhante do céu noturno, descontando-se a presença da Lua.

 E o segundo planeta do Sistema Solar em ordem de distância a partir do Sol, orbitando-o a cada 224,7 dias.

 Não possui satélites naturais e por ser um planeta interior, só é visível da superfície da Terra ao amanhecer, acima do horizonte leste ou ao anoitecer, para os lados do oeste. 

Por esse motivo, é conhecido como a estrela d'alva, a estrela matutina, a estrela vespertina, a estrela do pastor, nomes, em parte, impróprios, pois Vênus não é uma estrela, mas um simples planeta do Sistema Solar.

A atmosfera estende-se desde a superfície até uma altitude em torno de 400km e é dividida em duas partes principais: uma camada inferior, composta por 96% de dióxido de carbono, 3% de nitrogênio e 1% de gases nobres (Hélio, Neônio, Argônio e Xenônio), além de dióxido de enxofre, e traços de vapor d'água. Acima, a cerca de 50 km de altitude, encontra-se uma cobertura de nuvens disposta em três camadas distintas, composta principalmente por ácido sulfúrico.

A alta concentração de dióxido de carbono é responsável por um efeito estufa global, que mantém a temperatura na superfície em torno de 400°C praticamente no planeta inteiro."
Escrito pela Profª Regina Auxiliadora Atulim  

Nenhum comentário:

Postar um comentário