terça-feira, 23 de julho de 2013

Julio Verne - O Pai da Ficção Científica

 O escritor francês Júlio Verne (Jules Gabriel Verne) é conhecido como o pai da ficção científica. Suas obras mais famosas foram histórias de aventura, nas quais descrevia tecnologias e descobertas científicas muito antes delas se tornarem realidade, como as viagens espaciais (em Viagem ao Redor da Lua, 1869) e o submarino (em vinte Mil Léguas Submarinas, 1870), entre outras.

Em 1948 passa a viver em Paris, onde cursou Direito, por desejo de seu pai. No ano seguinte, Júlio Verne é introduzido no círculo literário de Paris, por intermédio de seu tio Châteaubourg. Conhece então personalidades como Victor Hugo e Alexandre Dumas (pai). Passa então a dividir seu tempo entre os estudos do Direito e da Literatura. Em 1949 se forma como advogado, mas segue escrevendo para o teatro.

Incentivado por Alexandre Dumas, em 1850, estreia sua primeira peça de teatro. Nesse mesmo ano, pela primeira, faz uso de seu diploma em Direito e passa a trabalhar no Teatro Lírico de Paris, como operador financeiro. Nessa época, Júlio Verne passou a se interessar pelas descobertas científicas, e aprofundou seus estudos em ciências e geografia. Em 1851 escreveu seu primeiro conto de ficção científica.

Em 1862 conheceu o influente editor Pierre Jules Hetzel, que publicou sua obra Cinco Semanas em um Balão. O sucesso foi tamanho, que Hetzel ofereceu a Júlio Verne um contrato no qual estava previsto que ele deveria escrever dois livros por ano, pelos próximos 20 anos. O contrato foi cumprido por Júlio Verne por 40 anos.

De sua imensa obra (mais de cem títulos, entre romances, novelas e peças de teatro) as mais famosas são: Vinte Mil Léguas Submarinas (1870), A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (1872), Viagem ao Centro da Terra (1864), Da Terra à Lua (1865), A Ilha Misteriosa (1874) e Viagem ao redor da Lua (1869).

Em 24 de março de 1905, Júlio Verne faleceu, junto à mulher e ao filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário