quarta-feira, 22 de julho de 2015

Conferência de Bretton Woods - 1944

Muita gente adora criticar o FMI, entretanto, poucos sabem o porque da criação do mesmo e quais seus objetivos principais naquele 22 de julho de 1944.

"A Segunda Guerra Mundial ainda não havia acabado, mas líderes de 44 países já estavam decidindo, em julho de 1944, o futuro do planeta. Na Conferência de Bretton Woods, realizada há sete décadas no Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, os representantes das nações, incluindo o Brasil, estabeleceram as diretrizes de uma nova ordem econômica global. Um dos objetivos da reunião era a reconstrução do capitalismo, estabelecendo regras financeiras e comerciais e evitando crises como as registradas após a Primeira Guerra (1914-1918), notadamente a Grande Depressão dos anos 30.

Durante o encontro de cúpula foram criadas instituições voltadas para tentar alcançar essa estabilidade: o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird ou Banco Mundial). Mas mesmo com a assinatura do Acordo de Bretton Woods, os dois organismos levaram ainda dois anos para começar a entrar em operação, em 1946, aguardando a sua ratificação pelos países.

Convocada pelo presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, a primeira grande conferência monetária internacional foi inaugurada no dia 1º de julho de 1944. No Hotel Mount Washington, na pequena localidade de Bretton Woods, os mais de 700 delegados discutiram os graves problemas provocados pela eclosão do conflito em escala global e os caminhos para superá-los. Um dos objetivos era evitar a repetição de crises geradas pelas fortes flutuações cambiais no período entre-guerras. O mundo queria fugir do caos monetário, de grandes recessões e surtos de hiperinflação — cenário capaz de facilitar a ascensão de governos autoritários. Na época, os especialistas se perguntavam: encerrada a guerra contra a Alemanha de Hitler, como a estabilidade das moedas poderia ajudar na retomada do comércio e no crescimento econômico sustentável, em países devastados e em outros ainda em desenvolvimento, com a necessidade de criação de empregos?

Duas propostas, basicamente, estavam à mesa: de um lado a dos EUA, representados por seu secretário do Tesouro, Harry Dexter White. Do outro, a britânica, do célebre John Maynard Keynes. Venceu o mais forte, a potência que sairia vitoriosa da Segunda Guerra: o plano de White, que temia restrições ao comércio americano terminado o conflito, em oposição a Lord Keynes, mais intervencionista. O projeto americano previa a criação de uma instituição capaz de evitar mudanças cambiais bruscas nos países provocadas por desvalorizações, o que afetava nações vizinhas.

Ao mesmo tempo, esse órgão teria capacidade para socorrer, temporariamente, governos em dificuldades de honrar os seus compromissos financeiros. Nas décadas seguintes, esse papel foi desempenhado pelo FMI, em meio a críticas de governos e setores da sociedade. Ao fim do encontro, no dia 22 de julho de 1944, ficou decidido que o dólar passaria a ser a moeda forte no mundo. Para isso, foi instituído um conjunto de regras para regular a política econômica dos países. A moeda americana, nova referência internacional, estava atrelada ao ouro. Um dólar equivalia a 31,1 gramas do metal."

Nenhum comentário:

Postar um comentário