domingo, 26 de julho de 2015

Inundação de Paris em 1910

A Revista Aventuras na História trouxe essa imagem dos livros boiando em Paris que me deixou triste, pois milhares de livros foram destruídos durante a inundação de 1910. Imaginem para uma leitora voraz como eu olhar essa foto e ficar pensando em quanto conhecimento da Cultura Francesa virou um amontoado de papéis sem valor...

"Nos meses de janeiro e fevereiro de 1910, Paris, a Cidade Luz, viveu seus momentos de trevas em uma das maiores catástrofes naturais ocorridas na capital francesa. Após várias semanas de chuvas torrenciais, uma enchente de grandes proporções invadiu a cidade, provocando o alagamento de milhares de imóveis e deixando centenas de milhares de parisienses desabrigados.

O Rio Sena, que corta a cidade, subiu 8,6 metros, e  bairros centrais, como o Marais e o Quartier Latin, ficaram algados. Serviços essenciais, como abastecimento de água, gás e eletricidade, foram paralisados, e a água invadiu também os túneis do metrô. Policiais e bombeiros circulavam em barcos pelas ruas para resgatar vítimas ilhadas nos prédios.

Como a água subia aos poucos, as pessoas tinham tempo de escapar, e não houve registro de mortes. O prejuízo total foi estimado em mais de bilhão de euros, em valores atuais.

A cultura também foi atingida. Na Rue Jacob, no centro de Paris, onde se concentravam algumas das principais livrarias da época, milhares de livros boiavam no meio da água. A maior parte deles ficou completamente destruída com a inundação, já que ficavam no térreo ou nos subsolos dos edificios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário