sábado, 30 de abril de 2016

Vikings na América do Norte

 O outono chegou com chuva e mesmo com o sol ainda está gelado... Aproveito para ler um pouco sobre a Noruega e acredito que futuramente irei conhecê-la, afinal estou nesse assunto há três semanas...

"Uma equipe de arqueólogos encontrou uma construção que pode mudar a história da colonização europeia nas Américas como a conhecemos. Trata-se de uma espécie de casa com materiais de ferreiros construída há cerca de mil anos. A existência da construção, que fica na ilha de Terra Nova, no Canadá, sugere que os vikings chegaram na América do Norte cerca de cinco séculos antes de Cristovão Colombo.

A expedição foi liderada pela arqueóloga americana Sarah Parcak, que anteriormente trabalhou com imagens de satélite para localizar cidades, templos e tumbas perdidas no Egito. Ela utilizou a mesma tecnologia para procurar evidências de que os vikings passaram pela América do Norte. A partir da análise das imagens de satélite, a arqueóloga identificou indícios de atividades humanas em Terra Nova. Em visita à ilha, a equipe de Sarah encontrou a construção.

A arqueóloga não foi a primeira a se interessar pelo local. Segundo o The Week, desde a descoberta de L'Anse aux Meadows, um sítio arqueológico de mil anos onde foram encontrados os restos de uma vila viking, em 1960, pesquisadores têm realizado expedições em busca de mais sinais da possível passagem de vikings em Terra Nova.

"Os indícios sugerem um período breve de atividade no local, bem como uma tentativa falha de colonização", disse o arqueólogo Douglas Bolender em entrevista à National Geographic.

Os moradores da ilha estão empolgados com a descoberta. Como um deles disse à CBC News, há grandes chances de a novidade aumentar a circulação de turistas na área"(revistagalileu.globo.com)



Um Cenário Bucólico

"Localizado na parte setentrional da Terra Nova,Canadá, o sítio de L'Anse-aux-Meadows é o único sítio arqueológico comprovadamente viking encontrado em toada a América.

O local é uma pequena baía pantanosa de aspecto acolhedor chamada Epaves. Esse sítio era originalmente composto de cinco casas, situadas próximas ao riacho Black Duck Brook, que desembocava no oceano. Ao lado das habitações existiam fornos e telheiros e, do outro lado do rio, uma forja e uma oficina de ferreiro.

As casas eram feitas de blocos de madeira e barro, cobertas com telhado de taipa e com vegetação arbustiva para conservar o calor interno. Dentro de cada sala podiam-se acender fogueiras e abrigar até 30 pessoas. Em 1978, o Canadian Parks Service construiu réplicas de três das habitações originais nos terrenos próximos às escavações".(Revista Desvendando a História)
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário