domingo, 1 de maio de 2016

1º de Maio - A Conquista da CLT

Pode não parecer, mas hoje é feriado. O domingão amanheceu com 12º C e mesmo com o sol o vento continua gelado e imagine quando chegar 21 de junho ou seja, o inverno?
Em 2012 eu postei sobre essa data e o farei novamente, entretanto, com novas informações...

"O feriado nacional de Primeiro de Maio foi decretado no Brasil em 1925 pelo presidente Arthur Bernardes. Na ditadura do Estado Novo, a data foi usada pelo Departamento Interno de Propaganda (DIP) e pelo governo para a realização de grandes festas pelo País e para anunciar novos benefícios aos trabalhadores, seguindo a estratégia política de Getúlio Vargas de atrelar as estruturas sindicais ao Estado e de agradar às massas operárias urbanas. A instituição do salário mínimo, por exemplo, ocorreu no Dia do Trabalho de 1940.

Durante os anos 60 e 70, no período da Ditadura Militar, os sindicatos perderam a força com a cassação dos direitos políticos de suas lideranças. Somente no final dos anos 70 e começo dos 80 é que o movimento sindical voltou a ganhar força. O principal instrumento de proteção dos direitos do trabalhador é a Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT, que data do período do governo de Getúlio Vargas e hoje é alvo de debates por parte dos legisladores do País."(Revista Desvendando a História)
Outro Dia do Trabalho

"Ao contrário da maioria dos países, nos Estados Unidos não se comemora o Dia do Trabalho em 1º de Maio, justamente para não remeter aos incidentes de Chicago.

A data escolhida foi a primeira segunda-feira de setembro, e por motivos muito diferentes. O Labor Day, como é chamado nos EUA, foi criado por um sindicato corporativo d cidade de Nova York para homenagear os trabalhadores em geral, e nada tem a ver com greves ou mortes.

A primeira vez em que foi comemorado o Labor Day foi em 5 de setembro de 1885, com uma parada na cidade. Ao longo dos anos, outros Estados foram adotando a data, até que, em 1894, tornou-se feriado nacional. Além dos estadunidenses, os canadenses e os australianos comemoram o Dia do Trabalho nessa data."(Rodrigo Rodrigues - Revista Desvendando a História).

Nenhum comentário:

Postar um comentário