sábado, 2 de março de 2019

Igreja Nosso Senhor dos Passos/Cuiabá

Os 300 anos de Cuiabá se aproxima e mesmo com o descaso das autoridades governamentais com nosso Centro Histórico, eu como Historiadora acho importante levar aos meus alunos o conhecimento do pouco que ainda resta. Nem irei comentar sobre os Bens Tombados que literalmente estão ruindo pela cidade centenária!...

Como não existe muita documentação sobre a construção da Igreja Nosso Senhor dos Passos, resolvi dar uma "ajudinha" para os alunos que estarão montando alguns vídeos sobre nossos Bens Históricos. 

Eu encontrei a seguinte postagem no G1.globo.com :

"A Igreja Nosso Senhor dos Passos, localizada na Rua 7 de Setembro, no Centro Histórico de Cuiabá, e que, curiosamente, fica de costas para a Avenida Tenente Coronel Duarte, a Prainha, foi fundada em 1792 por um devoto chamado Manuel Homem, que conseguiu sair do caixão após ter sido enterrado vivo. O templo é um dos exemplos da forte fé cristã católica, ligada à origem da cidade.

A historiadora Leilla Borges de Lacerda, que é cuiabana de nascença, explica que a história da construção da igreja foi repassada ao longo dos anos e, segundo ela, não existem documentos que comprovem a versão.

A acadêmica, que tem como foco em grande parte de suas pesquisas os monumentos históricos de Cuiabá, lembra que a cultura popular também serve como importante fonte para traçar um perfil histórico de determinadas construções.

Manuel Homem foi o catalisador da história da Igreja Senhor dos Passos. Conforme a historiadora, ele foi movido unicamente pela fé. 

“Ela foi construída porque esse devoto acabou sendo enterrado após um ataque de catalepsia, doença em que os sinais vitais de uma pessoa desaparecem e ela é tida como morta. Ele acabou acordando, se debateu e como homem de fé que era fez uma promessa. Dentro do túmulo, prometeu que se conseguisse sair, levantaria uma igreja em gratidão ao Senhor dos Passos pela graça recebida. O resto da história está aí”, conta.

Uma questão curiosa que a historiadora comenta é que próximo ao local onde existia a igreja, havia um chafariz. A história está contada em um dos livros da pesquisadora.

“A água vinha de uma bica que saia da igreja do Rosário. Tinha um aqueduto que passava por ali. E, na pesquisa que fizemos, verificamos que essa bica era também um oratório [lugar onde as pessoas fazem preces]. Por causa disso, a rua que hoje é chamada de 7 de Setembro, onde fica a igreja de Nosso Senhor dos Passos, era conhecida como Rua do Oratório”, conta.

A igreja está de costas para a Avenida Prainha porque o local não tinha importância na época. Ela justifica argumentando que a Prainha acabou virando um esgoto e que o local só ganhou relevância após o governo realizar a transferência do poder, que estava localizado no Palácio Alencastro, para a Avenida do CPA. Após isso, a Prainha acabou se expandindo, foi pavimentada e o córrego foi fechado."
Também encontrei esta no site da Câmara Municipal de Cuiabá...

"Instalada há mais de 250 anos no centro histórico de Cuiabá, mas precisamente no cruzamento das ruas 7 de setembro e voluntários da pátria , a Igreja de Nosso Senhor dos Passos guardam muitas historias e lendas  que se confundem, e revelam muitos aspectos do folclore,das crendices e do espírito religioso da Cuiabá antiga.

Quanto a construção do templo registra se oficialmente que foi legalizada pela cúpula católica em 1792, mas em 1790 já existia como oratório dos fieis.

Segundo o escritor:Eduardo Etzel em seu livro “O barroco no Brasil” relata que  o corpo do padre Wanir Delfino Cesar foi sepultado sobre a torre na segunda metade do séc.XVIII e que os devotos de nosso senhor dos passos resolveram buscar uma imagem para ser venerada na igreja central da  matriz ,mas que esse desejo não pode ser realizado porque as prescrições reais não permitiam ,no entanto com a chegada da imagem do Senhor dos Passos os seus devotos insatisfeitos foram construindo aos poucos a capela.

Mais de um século depois  mais precisamente em 1898 a capela foi reformada e ampliada pelo Bispo Dom Carlos Luis D`amour, conforme inscrições em sua fachada, e mantém ate hoje muitas de suas características arquitetônicas originais.Com a restauração atual , o prédio ganha de volta a sua calçada original, um dos primeiros calçamentos de Cuiabá.
Em março de 1952 a igreja passa por uma reforma devido um grande incêndio num posto de gasolina, na época situado ao lado da igreja ,ameaçou todo o quarteirão, a igreja teve de ser reconstruída ,as obras foram conduzidas pelo Padre Wanir Delfino Cesar.

Conta lenda que na torre da igreja habitava uma figura estranha comparado ao corcunda de notre-dame por ser misterioso, um tal de Toto Onça.

Na década de 90 seu sino foi removido, mas segundo o IPHAN já esta sendo providenciado a reintegração do sino junto a igreja de origem e mais dois outros sinos ,um dos sinos tem o brasão do império.

A Igreja do Senhor dos Passos e um dos mais belos e admirados patrimônios de Cuiabá. Sua planta e típica do período colonial.

A gruta construída  na década de70 também e muito importante para a igreja e já esta incorporada aos valores religiosos da cidade."

Um comentário:

  1. É um descaso com uma igreja dessa que tem como principal objetivo a Caridade é um patrimônio histórico muito importante para Cuiabá e o brasil

    ResponderExcluir