sábado, 29 de junho de 2019

Lavagem da Escadaria do Rosário e S. Benedito/Cuiabá

 Hoje, é o último sábado de junho e Dia de S. Pedro, mesmo não sendo católica é o meu Santo favorito, uma vez que Ele se levantou do erro e tornou-se o Pai da Igreja!. 

E também  com o tema "Fraternidade, Caminho de Luz e Axé!", acontece a terceira edição da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito, em Cuiabá. Como todos sabem S.Benedito é o Santo Negro mais amado na Capital e na primeira semana de julho acontece os festejos em sua homenagem.

Mesmo tendo alguns católicos que torcem o nariz ao evento, puro preconceito, a lavagem foi inserida oficialmente no calendário de eventos de Cuiabá por meio da Lei nº 6.304, sancionada pela Prefeitura Municipal em setembro de 2018. 

Se a Igreja foi construída com o suor dos escravos negros que vieram para Cuiabá no período da mineração como não permitir que os afrodescendentes cultuem o Santo de sua devoção? Outra, S. Benedito não tem Igreja, uma vez que a Igreja é de Senhora do Rosário e como diz entre nós cuiabanos, os dois foram ajojados no mesmo local. Isto é, ajuntados...

É muita ignorância de alguns ditos religiosos achar que a Festa foi criada pelos brancos, tanto que a imagem do Santo ficava num nicho lá no Canto de Sebo/Rua 7 de Setembro. E para quem não sabe, tanto a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, como  a de S. Benedito eram compostas de homens negros, que apesar de não possuírem grandes recursos, conservavam sempre a sua Igreja com  muita limpeza e respeito. Então, viva S. Benedito de todos os cuiabanos e matogrossenses.

"A lavagem é uma forma de rememorar e reverenciar os ancestrais que, em louvor a S. Benedito, ajudaram a erguer a igreja e torná-la espaço dedicado tanto às religiões cristãs como afrodescendentes. As tradições religiosas de matriz africana também estão presentes na preparação das águas que serão utilizadas na Lavagem.

Dentro da liturgia dos terreiros umbandistas e candomblecistas, pais e mães nos terreiros fazem suas orações no sentido de preparar a água para que traga purificação e bênçãos para o evento e aqueles que o acompanham"

O Brasil é um país de múltiplas religiões, mas quando se trata das raízes africanas o preconceito é generalizado. Como diz a presidente da Associação da Lavagem da Escadaria do Rosário e S. Benedito " Cuiabá completou 300 anos. Então nós estamos começando um novo ciclo, de uma nova geração, de um crescimento diferente. Para melhorar a visibilidade e acabar com o preconceito e a discriminação contra as religiões e culturas que as pessoas às vezes acham que não são sérias".

O ato da lavagem, é realizado nas áreas de circulação no entorno da igreja, é embalado por cânticos, louvores, hinos religiosos, toques de tambores, danças, águas perfumadas e distribuição de pétalas de rosas. Uma caminhada de paz que pede passagem e respeito, na luta contra o preconceito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário