sábado, 1 de junho de 2019

O Filme "A Ameaça Fantasma" fez 20 anos

Sabadão de muito sol e o melhor é o primeiro dia de Junho. Sem nada muito importante para fazer? Que tal assistir um filme que completou 20 anos no dia 19/5/2019? Seu nome? Star Wars - "Ep. 1 - A Ameaça Fantasma." Nesse filme ficamos conhecendo o adolescente Anakin Skywalker que irá se transformar em Darth Vader, o maior vilão da história do cinema.

Eu como uma fã incondicional da Saga, também enfrentei as filas enormes para sentir a emoção  de anos antes. Há 20 anos, os filmes chegavam no Brasil um mês depois...

E por incrível que pareça gostei de tudo que vi e não sou uma fã que renega os novos eps. Pelo contrário é tão boa quanto os eps. IV, V e VI e as cenas de lutas são incríveis; a rainha Padmé  Amidala é linda e percebe-se porque a princesa Leia é tão fascinante, os cavaleiros jedis são tops e por aí vai. 

Aliás, o George Lucas disse na época que os filmes foram feitos para crianças de 12 anos, os que reclamaram já tinham mais de 40 anos! Então, dá para entender os motivos das reclamações: fãs idosos são extremamente chatos...

"No último dia 19 de maio, Star Wars – Episódio I: A Ameaça Fantasma completou 20 anos de sua estreia, marcando o retorno da saga espacial criada por George Lucas após 16 anos de hiato, iniciando uma nova era de aventuras, mudando a maneira como os filmes eram feitos e, principalmente, fazendo fãs do mundo inteiro se conscientizarem pela primeira vez dos perigos do hype exagerado.

O filme foi um verdadeiro fenômeno cultural, algo como Vingadores: Ultimato foi recentemente, mas em uma escala muito, muito maior. E independente de ter sido bom ou ruim, de ter decepcionado ou não, uma coisa é certa: ele marcou uma época muito boa na vida de muita gente, que viu Star Wars retornar com toda a força (com o perdão do trocadilho) aos holofotes do mundo e pode praticamente respirar a saga 24 horas por dia.
(...)
 

George Lucas falou pela primeira vez sobre continuar sua saga em 1997, na época em que as edições especiais da trilogia clássica estavam em cartaz nos cinemas. Aproveitando que os filmes eram populares de novo, ele anunciou, para a surpresa de todos, que faria toda uma nova trilogia de Star Wars, com os episódios I, II e III da saga, contando todos os eventos que levaram a transformação de Anakin Skywalker em Darth Vader e como a tirania do Império tomou a galáxia. E mais: que o roteiro já estava escrito desde 1994 e que as gravações começariam naquele mesmo ano.

O primeiro trailer de A Ameaça Fantasma foi lançado em novembro de 1998, e foi aí que a sociedade como um todo começou a reparar que não se tratava só de um simples filme, mas de um evento cinematográfico sem igual prestes a acontecer. Nos cinemas onde o trailer estava sendo exibido, acontecia um fenômeno interessante: pessoas pagavam o preço do ingresso do filme em cartaz, assistiam ao trailer e iam embora. Simples assim.

A empolgação ganhou ainda mais força quando o segundo trailer chegou, em março de 1999, dois meses antes da estreia do filme. Esse pode ser considerado o primeiro grande desafio da internet como um serviço acessível a todos, fora do campo de uso militar. A nova prévia do filme foi baixada mais de um milhão de vezes só nas primeiras 24 horas, e isso em uma época sem Youtube, sem banda larga e onde a única conexão com a rede era a discada.

Servidores do mundo inteiro não tiveram como aguentar a alta demanda e caíram, gerando uma confusão enorme. E iria aumentar, já que após duas semanas o trailer já tinha mais de 3 milhões de downloads.

Apesar de a parcela de fãs que não gostou (e ainda não gosta) de A Ameaça Fantasma ter lá sua razão para isso, não podemos nos esquecer de tudo de bom que o filme trouxe. Para os fãs da saga, isso representou uma expansão nunca antes vista da mitologia da série, com novos planetas, aventuras, personagens, acontecimentos e detalhes até então desconhecidos, como o funcionamento da ordem Jedi na época de seu auge, o estilo de combate dos Jedi ou como a república funcionava, por exemplo.

Fora da base de fãs, Episódio I também foi extremamente importante, mudando a maneira como os filmes eram feitos. Foi neste filme que começou a ser utilizado o método de filmagem com câmeras digitais pela primeira vez, algo que hoje se tornou padrão. No campo dos efeitos especiais, A Ameaça Fantasma também revolucionou, sendo Jar Jar Binks o primeiro personagem totalmente feito em computação gráfica para um filme, algo que virou tendência no cinema. Se hoje temos Thanos e Gollum, foi porque Jar Jar veio antes."(legiãodosherois.uol.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário