sexta-feira, 21 de junho de 2019

Solstício de Inverno

Desde às 11:54 que aqui em Cuiabá já é inverno.! Para tristeza de muitos não temos um inverno rigoroso como no Sul e Sudeste do Brasil, mas as manhãs estão geladassssss e as tardes quentes.

Em 2019, o solstício de inverno no hemisfério sul acontecerá às 12h54 (no horário de Brasília) no Brasil e vai até 23 de setembro, às 4h50, horários de Brasília.  E teremos a noite mais longa do ano e o dia mais curto. Quando ocorre no verão em dezembro, significa que a duração do dia é a mais longa do ano. 

Mesmo não tendo um inverno com temperaturas muito baixas é possível vestir algum casaco e até calçar botas quando fizer 15º C. Também podemos aproveitar para beber vinho, um café, chocolate quente e até as sopas ou escaldado deliciosas.
                                           Um escaldado cuiabano
                                              Sopas de vários sabores
                                               Um café...
Muitos falam que é solstício de inverno, entretanto, para quem não prestou atenção nas aulas de geografia, conhecimento nunca é demais. É interessante também que entre as Civilizações Antigas a chegada do Solstício era bastante celebrada, mas isso fica para um próximo encontro.

 

"O hemisfério sul, durante o dia 21 de junho, passa por um fenômeno chamado solstício de inverno que não é, nada mais, nada menos do que a comemoração do retorno da luz. O solstício ocorre duas vezes ao ano, pois representa duas mudanças de estações: a de primavera para o verão e a de outono para inverno.

O que é um solstício?

O solstício representa a mudança das estações mais radicais, ou seja, a estação mais quente e a mais fria. Ocorre duas vezes no ano e uma dessas vezes será o dia mais longo do ano, ou como é o caso do solstício de inverno, a noite mais longa do ano.

No calendário, o dia que marca a entrada do inverno tem uma data declarada já, porém, a Terra sempre passa por algumas pequenas mudanças. Por isso, durante os anos, o dia mais escuro do ano pode na verdade não ocorrer no dia decretado. Só que isso não importa, as datas dos solstícios são 21 de junho (inverno) e 22 de dezembro (verão).

Por que ocorre o solstício de inverno?

O solstício de inverno acontece por conta da rotação e a translação do planeta Terra. É isso que faz com que a distribuição solar seja desigual para os dois hemisférios. Por conta desses movimentos, um lado do planeta recebe mais luz que o outro por volta de um período de 182 dias. Assim, o solstício de inverno começa quando o Sol atinge a maior distância da linha do equador, e dessa forma ocorre a noite mais longa do ano.

Acredita-se que muitas religiões pagãs usavam essas datas para rituais de adoração aos deuses. Para eles, o inverno chegava, trazendo o ápice do frio e da escuridão para o mundo. Porém no dia do solstício de inverno (o dia que a estação muda) a luz começa a voltar, e o sol começa a aparecer mais do que antes. Até que o ocorre o solstício de verão, o ápice do calor e da luz na Terra e tudo começa a voltar para o escuro.

No hemisfério Norte, onde o solstício acontece no final de dezembro, faz bem mais sentido essa história de “a volta da luz”, pois é nessa mesma época que ocorre o Natal. O nascimento de Cristo pode ser representado por muitas religiões como o retorno da luz ou a salvação da Terra."


Se não for possível passar frio em 
Sempre podemos ir em Chapada dos Guimarães

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário