domingo, 28 de julho de 2019

A Nave Apollo 13

Domingão geladoooooo, 17º C, mesmo com um sol tímido e alguns pássaros cantando na copa das árvores. Este é o último domingo do mês de julho e nos faz lembrar dos grandes acontecimentos que revolucionaram o séc. XX. Para quem gosta de História, é sempre bom conhecer alguns temas que não estão nos livros didáticos.

Este mês completou 50(cinquenta) anos da chegada do homem à lua. As teorias da conspiração "o homem não foi à lua; foi uma armação; eles não tinham tecnologia para esse feito", etc. pululam na web. Se tem pessoas em pleno séc. XXI que acreditam que a terra é plana, então... 

Bom, recomendo a leitura de sites científicos sérios para sanar as dúvidas sobre esse assunto. Até porque hoje em dia, "tem um montão de físicos, químicos, astrônomos, historiadores", que nunca pisaram num banco da universidade e dão opiniões de deixar qualquer um de cabelo literalmente em pé.

Mas, se todos já ouviram falar da nave Apollo 11, poucos conhecem a história da Apollo 13. Entretanto,  a frase dita pelo piloto do módulo de comando da missão Apollo 13, da Nasa, John Swigert  "Houston we've had a problem", "Houston nós temos um problema", tornou-se conhecida no mundo todo. Existe um filme de 1995, que conta como foi a missão e como por poucos os astronautas não retornaram para a terra. É um filme baseado em fatos reais e para quem gosta de ação dos filmes atuais pode achar sem graça, mas é muito tenso e ficamos torcendo para que eles consigam serem resgatados com vida.
"No dia 11 de abril de 1970 a nave Apollo 13 decolou para a sétima missão tripulada do Projeto Apollo e a terceira com intenção de pousar na Lua.

 
O objetivo da comunidade científica norte-americana era coletar amostras de rocha e solo das regiões mais elevadas da Lua, para entender a geologia lunar primitiva.

 
Apesar da NASA, a Agência Espacial dos Estados Unidos, não estar tecnicamente desenvolvida para um pouso em terreno acidentado, o comitê que escolhia as áreas de pouso das missões Apollo planejou o pouso em um local montanhoso, batizado Fra Mauro.

James Lovell, Fred Haise e John Swigert – a tripulação da Apollo 13 – partiram na primeira missão, mas um acidente com a espaçonave os obrigou a abortar a tentativa antes mesmo que chegassem à Lua.

 
Depois do lançamento, com 55 horas e 55 minutos de viagem, os três astronautas ouviram e sentiram um grande barulho no interior da nave.

 
Eles avaliaram os prováveis danos elétricos e, tanto os cosmonautas como a base em terra, perceberam que os tripulantes estavam em sérias dificuldades.

 
Para sobreviver precisariam de força, oxigênio e água suficientes para uma viagem de quatro dias em volta da Lua e de volta a Terra.

 
A margem de segurança podia ser pequena, mas o módulo tinha um motor capaz de colocá-los no caminho de volta e carregava suficiente – desde que racionados – água, oxigênio e eletricidade para os quatro dias.

 
A frase dita por Jim Lovell para informar a base do problema logo após a explosão e a série de alertas dentro da espaçonave ficou famosa como "Houston, tivemos um problema".

 
Quando a odisséia terminou, e com a façanha de conseguir voltar à Terra em condições precárias, Lovell tinha perdido cinco quilos de peso. Os astronautas estavam todos cansados, famintos, molhados, desidratados e com frio quando aterrissaram.

 
Segundo o governo americano, o acidente da Apollo 13 não revelou nenhuma falha fundamental no conceito de design da Apollo, mas um erro humano."

Nenhum comentário:

Postar um comentário