sábado, 13 de julho de 2019

Alguns Lugares para conhecer sobre o Rock n' Roll

Hoje, no Brasil é comemorado o Dia do Rock. Mesmo que uma maioria dos adolescentes e jovens prefiram  o funk, gospel, sertanejo, forró, pagode, samba, uma minoria considerável prefere ouvir e dançar o rock. 

Os roqueiros de raiz, como se diz, usam camisetas pretas, tatuagens, cabelos compridos, pulseiras, anéis, ainda existem para minha alegria. Sim, eu tenho três sobrinhos que são apaixonados pelo rock e com eles aprendi a gostar desse som maravilhosooooo. Ao mais velho já proporcionei o prazer de curtir suas bandas favoritas no Rock in Rio e no Lollapalooza. Agora, o próximo passo é ir conhecer alguns lugares onde se vive e respira o bom e velho Rock n' Roll.

"Foi em 13 de julho de 1985. Várias bandas legendárias, como U2, The Who, Queen, e astros consagrados como Paul McCartney, Elton John, David Bowie e Mick Jagger, entre vários outros nomes, se reuniram simultaneamente no Wembley Stadium, em Londres e no JFK Stadium, na Filadélfia, para agitar o mundo com o show histórico Live Aid. O objetivo era arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, mas o evento foi tão fenomenal que marcou pra sempre a história da música. É por causa dele que hoje, no Brasil, se celebra o Dia Mundial do Rock.

Preparamos uma lista com algumas cidades que todo fã de rock deveria conhecer. Espalhadas pelo mundo, essas cidades tem ruas, bares, museus e monumentos que se misturam com a história do gênero musical mais ouvido do Ocidente.

1. Londres, Inglaterra

Começamos com um destino de peso. Queen, Beatles, The Who, David Bowie, Sex Pistols e Rolling Stones, todos têm um pezinho em Londres. O que não falta é ponto turístico roqueiro pra visitar na cidade, que conta inclusive com um tour inteiramente dedicado ao rock, o London Rock Legends Tour.

O rock é levado tão a sério por lá, que a cidade há anos recebe shows lendários. Lembra do Live Aid no Wembley Stadium? Também acontece por lá, todo ano, o British Summer Time, dois finais de semana de puro rock, no Hyde Park. E esqueça tudo que você sabe sobre Hard Rock Cafe ao visitar a unidade em Londres. Foi lá, meu amigo roqueiro, onde tudo começou. A loja atual é vizinha do primeiro Hard Rock Cafe, fundado em 1971. Ela segue o padrão das outras unidades, um misto de bar e museu. Mas a unidade Londres exibe a invejável coleção de mais de 70 mil artigos, como a guitarra Flying V de Jimi Hendrix, e a folha de papel na qual John Lennon escreveu a letra de Help. Alguém.me.segura.

Não deixe de visitar também a casa de Freddie Mercure e prepare a câmera para tirar a foto clássica na Abbey Road, a rua onde os Beatles fizeram uma sessão fotográfica de 10 minutos, que resultou na capa do 12o álbum da banda (também chamado de Abbey Road). A foto virou um dos maiores ícones da história da cultura pop e colocou a pequena rua no radar de todo viajante roqueiro que visita Londres. Quem mais quer parar o trânsito e repetir a foto clássica em Abbey Road?
 

2. Memphis, Estados Unidos

‘Long distance information give me Memphis, Tennessee’, já dizia o Rei Elvis Presley em sua música homônima, citando a terra-natal. Muitos defendem que o Rock’n’Roll nasceu por aqui, pelas ruas do Tennessee, pela fusão musical do Country e do Blues. A gravadora Sun Records, fundada em 1952, ainda existe e é aberta a visitação pública. Nos seus estúdios brilharam as primeiras estrelas do rock, como Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Johnny Cash.

Mas em Memphis, todas as atenções estão mesmo voltadas para o Rei Elvis! A lendária Graceland, a mansão onde Elvis viveu de 1957 até sua morte em 1977, recebe milhares de pessoas todos os anos. É a segunda casa mais visitada dos Estados Unidos – só perde para a Casa Branca! Você pode visitar o Rock’n’Soul Museum e a fábrica de guitarras Gibson, que produz as adoradas Les Paul.
 

3. Seattle, Estados Unidos

O som de Seattle dos anos 1980 e 1990 dominou o mundo. Imagine que o lendário guitarrista Jimi Hendrix, um dos maiores gênios musicais da história, viveu e brilhou por ali. No mesmo cenário, bandas de peso como Nirvana, Soundgarden, Alice in Chains e Pearl Jam deram origem ao estilo alternativo que ficou conhecido mundialmente como grunge. É muita história do Rock pra contar pelas ruas de Seattle!

O túmulo de Jimi Hendrix pode ser visitado no Greenwood Memorial Park, em Renton. O Experience Music Project nasceu como uma forma de homenagem ao guitarrista. Acabou abraçando todos os assuntos relacionados ao Rock’n’roll. O espaço abriga a exposição permanente Jimi Hendrix: An Evolution of Sound, além de várias exposições temporárias sobre outros ícones da música. Outra atração imperdível é o Seattle Center International Fountain. Foi aqui que, em 1994, os fãs de Nirvana se reuniram para que Courtney Love, viúva do vocalista e guitarrista Kurt Kobain, fizesse a leitura da carta de suicídio do artista. Ali também aconteceu a vigília pela morte de Layne Staley, vocalista e compositor da banda Alice in Chains.

Também não deixe de visitar o The Crocodile, um clube de música que já recebeu shows de ninguém menos que R.E.M. e Mudhoney. Sempre tem gente boa tocando por lá!
 

4. Rio de Janeiro, Brasil

E é na terra do Samba que acontece o maior evento roqueiro do planeta! Os metaleiros tomam conta da Cidade Maravilhosa a cada nova edição do Rock in Rio. A primeira edição aconteceu no Rio de Janeiro em 1985, e por isso o nome do evento. Mas o festival tomou proporções mundiais. Desde 2004 tem edições gringas, como o Rock in Rio Lisboa e o Rock in Rio Madri. 


Para o festival de 2019 as bandas Iron Maiden, Sepultura, Scorpions e Megadeth também foram confirmadas para alegria do público metaleiro. As bandas irão se apresentar no dia 04 de outubro, denominado “Dia do Metal”.

O grupo de hip-hop Black Eyed Peas formado em Los Angeles, Califórnia, também está confirmado no Rock in Rio 2019. As bandas Imagine Dragon e Nickelback também já estão com a presença garantida, as bandas de rock Slayer e Anthrax, Jessie J, Charlie Puth, King Crimson, o canadense Drake e os artistas nacionais Lulu Santos e Silva. A aclamada banda de rock Red Hot Chili Peppers também foi confirmada para trazer bastante força a programação e energia ao público".



Nenhum comentário:

Postar um comentário