sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Dia de Todos os Santos

Com tanta informação sobre o Halloween nas redes sociais, ainda encontramos pessoas desinformadas e destilando bobagens. E o pior são os que acreditam e vão repassando para outros desinformados. 

O Dia de Todos os Santos foi criado pela Igreja Católica como uma tentativa de acabar com as festividades dos antigos Celtas. Se você não estuda e não conhece a HISTÓRIA das antigas Civilizações não pode destilar ódio ou notícias falsas. É importante lembrar que a Igreja Católica se apropriou de todas as festividades "pagãs" ainda existente no período de sua expansão, para se firmar como única Religião do Ocidente. Então, que tal antes da fé cega, utilizar a razão e os conhecimentos históricos e depois decidir o que o verdadeiro CRISTÃO irá cultuar?
 

"O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Desde o século 18, historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão").

O Samhain durava três dias e começava em 31 de outubro. Segundo acadêmicos, era uma homenagem ao "Rei dos mortos". Estudos recentes destacam que o Samhain tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita.


O Dia de Todos os Mártires

Em 609 d.C., o papa Bonifácio IV dedicou um panteão em Roma à honra dos mártires cristãos, dando início à comemoração do Dia de Todos os Mártires. Em meados do século 8, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, a data do Samhain. Não se tem certeza se Gregório 3º ou seu sucessor, Gregório 4º, tornaram a celebração do Dia de Todos os Santos obrigatória na tentativa de "cristianizar" o Samhain.

A Enciclopédia da Religião afirma: "O Samhain   continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas  durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos  acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã." 


Com as invasões romanas no século I da nossa Era, os romanos invadiram a Bretanha e misturou este festival celta com o festival dedicado a deusa Pomona que também era festejada em novembro. Mais tarde com a disseminação da religião cristã na Europa estes festivais receberam novos ingredientes. 

No ano 835 da Era Cristã, a Igreja Católica Romana criou o dia de todos os santos a ser comemorado em primeiro de novembro com o nome de HallowMas (Missa de Todos os Santos) ou All Hallow (Todos os Santos). Anos mais tarde, a Igreja criava o dia de Todas as Almas a ser comemorado em 02 de novembro, sendo que nestas comemorações continuaram os desfiles dos celtas, porém com pessoas vestidas de santos, anjos e demônios."
















Nenhum comentário:

Postar um comentário