sexta-feira, 29 de novembro de 2019

O Brasil que nos Envergonha...

A tradição nos Estados Unidos e no Canadá é agradecer pelos bons momentos, reunir a família em um jantar onde é servido abóboras, tortas de maçãs e de nozes, cookies, batatas-doces, purê de batatas, molho de cranberry e peru.Assim sendo ontem, foi comemorado nos Estados Unidos, Canadá, Granada (Caribe), Libéria (África), Ilha Norfolk (Austrália), Holanda (Europa), etc o Dia de Ação de Graças.

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças foi instituído em 1949 pela Lei nº 781, no governo Eurico Gaspar Dutra. Em 1965, um decreto regulamentou as comemorações da Ação de Graças no Brasil, e, no ano seguinte, decidiu-se que ela fosse celebrada no mesmo dia que nos Estados Unidos (na quarta quinta-feira de novembro) e que o Ministério da Justiça fosse encarregado de organizar os festejos da data. 

No País, famílias de origem americana e de religiões protestantes costumam celebrar a ocasião. Entretanto, aqui não é feriado e poucos comemoram infelizmente... Eu, particularmente acredito que devemos dar graças por tudo que recebemos, independente da religião.!
"Nos Estados Unidos esse é o feriado mais importante da Nação, conhecido como“Thanksgiving Day”. A tradição é agradecer pelos bons momentos, reunir a família em um jantar onde é eles honram seus antepassados.
 

Nos anos 1960, os policiais da cidade de Filadélfia usavam o termo Black Friday para se referir à sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. É que no sábado acontecia um clássico do futebol americano universitário – o do time da Academia do Exército Americano (Army Black Knights) contra o da Academia da Marinha (o Navy Midshipmen).

A cidade ficava abarrotada ainda na sexta, já que vinha gente de carro do país todo – o trânsito virava um caos e os policiais não tinham descanso na sexta. Black Friday.
 

A sexta-feira depois da ação de graças passou a ser vista como uma oportunidade para que os lojistas vendessem mais, e “entrassem no preto” – que, sim, é o equivalente a “entrar no azul” em português. Essa associação pode ter ajudado o nome a pegar."  
No Brasil desde 2010, quando aconteceu a primeira Black Friday no Brasil, o número de lojas que resolveu aderir à moda só aumentou. Então, hoje as lojas em todo o país promovem descontos para atrair os consumidores antes da semana do Natal.

Mas, durante esta semana o que chamou a atenção nas redes sociais foi a foto abaixo, onde algum desinformado ou analfabeto mesmo começou a espalhar fake news sobre a Black Friday. Nem preciso dizer que fiquei indignada com as informações contidas na foto e como as pessoas vão compartilhando notícias sem a mínima preocupação em verificar os fatos.
 

O brasileiro vive passando vergonha nas redes sociais e essa foto então nem se fala... Como as pessoas andam com preguiça de ler, se informar e ainda se acham conhecedores da História.?Do presidente da republica que disse que " o nazismo foi um movimento de esquerda" até os brasileiros desinformados, as barbaridades crescem e somos vistos como analfabetos digitais e outros nomes menos agradáveis de se ler.

Eu estou em campanha muito séria para diminuir o número de pessoas que nos envergonham no Brasil.

afirmou que o nazismo foi um movimento de esquerda... - Veja mais em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2019/04/02/bolsonaro-diz-que-nazismo-e-de-esquerda-e-brasil-passa-vergonha-em-israel/?cmpid=copiaecola
afirmou que o nazismo foi um movimento de esquerda... - Veja mais em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2019/04/02/bolsonaro-diz-que-nazismo-e-de-esquerda-e-brasil-passa-vergonha-em-israel/?cmpid=copiaecola
afirmou que o nazismo foi um movimento de esquerda... - Veja mais em https://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2019/04/02/bolsonaro-diz-que-nazismo-e-de-esquerda-e-brasil-passa-vergonha-em-israel/?cmpid=copiaecola
"Uma busca reversa no Google permitiu concluir que uma das imagens que circulam nas publicações é, na verdade, uma ilustração do século 19 que mostra escravos a bordo de um navio na costa ocidental da África, propriedade de Print Collector e Getty Images.

Uma segunda busca revelou que a outra imagem viralizada é a capa do livro “Every Mother’s Son is Guilty”, do escritor australiano Chris Owen. O autor explicou à AFP que a imagem é de aborígenes presos em Wyndham, na Austrália Ocidental.

Foi publicada originalmente em 18 de fevereiro de 1905, na página 24 do periódico semanal Western Mail, da Austrália Ocidental. Os homens foram presos, por dois ou três anos, por supostamente matar bois”, detalhou Owen.

Questionado, Owen explicou que não encontrou nenhuma ligação da fotografia com a Black Friday. “Não faço nenhuma menção à Black Friday e nunca a vi relacionada aos aborígenes. Menciono bastante o termo ‘Blackbirding’, que era o nome dado aos homens que capturavam aborígenes e os usavam para mergulhar em busca de pérolas. Isso era escravidão”, explicou à AFP.

Owen acrescentou que a Black Friday tem relação com a tradição norte-americana do Dia de Ação de Graças, celebrado todos os anos na quarta quinta-feira do mês de novembro, e com o capitalismo. Para o escritor, sua associação com a escravidão africana é uma lenda urbana, já que o termo surgiu muito depois da abolição desta prática.

Em resumo, embora existam diversas teorias para explicar o nome dado ao dia de promoções que segue o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, não há qualquer evidência que respalde a versão de que o termo tem relação com a venda de escravos."

Nenhum comentário:

Postar um comentário