Bordertown estreou em outubro de 2016 na Finlândia. Mais de um ano depois, a Netflix decidiu levar a produção para o resto do mundo por algum motivo – provavelmente porque a empresa julgou que valia a pena. De qualquer forma, quantas séries finlandesas você já assistiu? O fato de ser novidade já deveria ser motivo suficiente para você dar uma chance.
A série fez sucesso na Finlândia, com notas por episódio acima de 7 estrelas no IMDb (Internet Movie Database). A produção ganhou, inclusive, três prêmios no Kultainen Venla, um tipo de Emmy finlandês que reconhece as melhores produções para a televisão do ano. Os prêmios recebidos foram o de melhor drama, melhor ator para Ville Virtanen e melhor atriz para Anu Sinisalo, ambos protagonistas.
3. O gênero
Bordertown é a primeira produção finlandesa do gênero noir nórdico ou noir escandinavo, um gênero único dos países nórdicos que envolve investigações policiais sob o ponto de vista do policial, paisagens bucólicas, protagonistas femininas, questões morais complexas e questionamentos em relação às sociedades nórdicas aparentemente perfeitas que, vez ou outra, são abaladas por crimes como assassinatos. Exemplos de sucesso desse gênero são a popular The Killing, que ganhou uma adaptação americana, Marcella e The Bridge.
4. A trama
4. A trama
A trama envolve, mais uma vez, uma cidade pequena. Riverdale, Hawkins, Monterrey, e, mais recentemente, Wind Gap, em Sharp Objects, da HBO – os dramas policiais em cidades pequenas são capazes de conquistar qualquer um. Você vai querer dar uma chance para a nova aposta da Netflix enquanto seus queridinhos de Stranger Things não retornam com novos episódios."
Nenhum comentário:
Postar um comentário