quinta-feira, 7 de maio de 2020
Marcha Virtual pela Ciência
E a primeira friagem chegouuuuu. Lá fora, está garoando e a temperatura deve estar menos de 18º C, o que para nós acostumados com 35º está bem frio. Um tempo mais fresco é sempre festejado, entretanto em dias de quarentena, isso significa ficar gripado e entocado em casa pode-se virar H1N1ou Covid 19.
No Brasil o número de infectados já está em 127 mil e 8.588 mortes, dados que podem aumentar até o final do dia. E por incrível que pareça, ainda tem gente que não acredita na letalidade da doença e ao deixar a quarentena coloca-se em risco e aos outros. O pico da doença ainda nem chegou e já estamos com esse número de óbitos, imagina quando o inverno chegar em 21 de junho?
Nunca a Ciência foi tão importante e tão desprezada! As pessoas que saem em carreatas desnecessárias em várias cidades do Brasil, são as mesmas que vão brigar por uma UTI. Já sabemos que ninguém está imune, que a vacina só fique pronta em um ano e meio ou mais, apesar do esforço global dos cientistas.
Eu estou acompanhando as notícias sobre a Covid 19 desde dezembro de 2019 e como ela saiu da China e invadiu o mundo e estacionou aqui em Cuiabá/MT. Confesso que me entristece o descaso do governo federal e se não fosse os governadores e prefeitos, o país estaria muito pior. A economia, trabalho é importante, mas e se não tiver mão-de-obra para os postos de trabalho? E como ficará a memória nacional, ou seja, os idosos, indígenas, afrodescentes se todos forem pegos pela Covid 19? Como a História ficará sem as informações sobre nosso passado e as pessoas que participaram da construção da Memória Nacional?
"Nesta quinta-feira (7), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e mais de 80 entidades científicas afiliadas organizarão uma manifestação online em prol da ciência e da tecnologia brasileiras e seu papel no combate à pandemia de Covid-19 no país.
Nas redes sociais da SBPC, a Marcha Virtual pela Ciência promoverá dois painéis de debate, sendo um deles dedicado à pandemia e outro sobre o financiamento da ciência brasileira. Além disso, serão feitas duas ondas de tuitaços, um às 12h e outro às 18h, com as hashtags #paCTopelavida e #FiqueEmCasacomaCiência. Secretarias regionais da SBPC e outras organizações também terão a sua própria programação para debater o tema. Para participar, acompanhe os canais da SBPC no Facebook e no YouTube.
Objetivos
Refletindo os cortes orçamentários das áreas de ciência e tecnologia nos últimos anos, bem como na educação e saúde, a manifestação questiona se o país estaria melhor preparado para enfrentar a pandemia se esses setores tivessem sido mais valorizados no passado.
Outro tópico levantado pelo movimento é o desmonte dos sistemas públicos de educação e saúde após a Emenda Constitucional 95, além das ameaças antidemocráticas à liberdade de ensino e pesquisa.
A marcha também reforçará a importância do isolamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e com eficácia comprovada por inúmeras pesquisas. O protesto virtual destaca ainda a necessidade de enfrentar a crise econômica com medidas emergenciais e de longo prazo, que apoiem, em particular, as camadas mais pobres e vulneráveis da população e reduzam a desigualdade social e econômica do País.
Para isso, a manifestação reitera os termos do "Pacto pela Vida e pelo Brasil", um documento assinado em abril por mais de 100 instituições e associações que pede a união de toda a sociedade, além de solidariedade e conduta ética e transparente do governo no enfrentamento da pandemia.
Para esquentar a manifestação desta quinta-feira, a SBPC publicou vídeo e mensagens de diversos cientistas e professores comentando a importância da pesquisa e de apoio aos profissionais de saúde. Eles também explicam por que o isolamento social é uma medida fundamental nesse momento e que outras atitudes devem ser adotadas."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário