sexta-feira, 29 de maio de 2020
História do Nhoque da Fortuna
Sextouuuuuuu e é também a última sexta-feira de maio. Tomara que junho seja muito melhor e com menos óbitos pelo Brasil.
Bem, hoje é o dia de comer nhoque, eu não gosto desse prato, entretanto, a História dele é bastante interessante.
"A simpatia do nhoque da fortuna é famosa no Brasil. Segundo a tradição, a receita deve ser preparada no dia 29 de cada mês. Mas você sabe de onde surgiu a tal receita que promete fartura? Acredite ou não, a lenda começou com um santo Cristão no século IV, o chamado São Pantaleão.
A história diz que o santo italiano batia de porta em porta a procura de alimento. Foi recebido por uma humilde família que tinha um pouco de massa de nhoque e que mesmo assim o convidou a entrar e dividir a ceia.
Apesar do pouco alimento que tinham a oferecer, repartiram em sete partes iguais, e todos comeram um pedaço. Após comer, São Pantaleão agradeceu e foi embora. Ao retirarem o prato a família foi surpreendida com muito dinheiro embaixo de cada prato.
Quando o Nhoque foi inventado?
A receita nasceu no período de guerra, onde a pobreza assolava a Itália. Com tanta escassez era necessário usar a criatividade para alimentar as grandes famílias com poucos ingredientes. Ao longo dos anos a receita foi sendo incrementada, ganhou as batatas e os mais variados molhos e acompanhamentos.
Ritual do Nhoque da Fortuna
A história rodou o mundo, e várias famílias mantém a tradição. Há quem diga que a simpatia funciona trazendo fartura e sorte. Porém, deve-se seguir o ritual: Coloca-se dinheiro embaixo do prato, depois come-se os primeiros sete pedaços do nhoque em pé, e para cada pedaço faz-se um pedido. Depois a família reunida senta-se e comem todos juntos.
Em algumas tradições, o sentido da receita está em compartilhar e acolher o próximo, além é claro, da união em família.
Verdade ou não, não custa tentar. Caso não traga fortuna, pelo menos você terá comido uma deliciosa massa. As receitas variam dependendo de cada região.
Mas a versão não importa, seja o tradicional nhoque caseiro de batata, ou de mandioquinha, tem ainda o de abóbora e até em versão fitness. O importante é que seja nhoque, e seja servido no dia 29."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário