terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Meu Ator Favorito

"Viggo Mortensen é um ator de cinema, ator de teatro, pintor, fotógrafo, poeta e músico de jazz.

Nasceu em Manhattan, Nova York, EUA.

Data de Nascimento: 20 de Outubro de 1958

 Formou-se na Universidade de St. Lawrence, em Canton, Nova York, em 1980.

 Filho de um comerciante dinamarquês e de uma dona de casa americana, passou parte da infância viajando. Dos dois aos 10 anos, morou com os pais e os dois irmãos mais novos na Venezuela e na Argentina, onde aprendeu a falar espanhol. Dessa época, guarda o gosto pelas viagens e a facilidade em aprender novos idiomas.

Sua habilidade artística tem múltiplas manifestações, mas o grande público o reconhece apenas por uma delas – o heróico Aragorn, protagonista da trilogia ''O Senhor dos Anéis''.
Não que Mortensen reclame: o personagem de J.R.R. Tolkien o resgatou do obscuro panteão de coadjuvantes fixos que o espectador sempre parece conhecer de algum lugar, mas não sabe exatamente de onde.

 É fluente em espanhol e dinamarquês e arrisca algumas palavras em norueguês, sueco, francês, alemão, italiano, russo e sindarin (elfico).

 Também dá umas ciscadas no terreno da música e já gravou três CDs de jazz. Em um deles, The New Yorker Out Loud Vol. 2, recita alguns poemas em espanhol, além de ler alguns trechos do livro On the Road Journals, de Jack Kerouac.

Não bastasse ser ator, pintor, músico e fotógrafo, Viggo também é poeta. Antes de ficar famoso, publicou dois livros: Ten Last Night e Recent Forgeries, este último reunindo pinturas, fotografias e poemas seus.

 Viggo foi eleito uma das 50 pessoas mais bonitas em 2002 pela revista People. Além disso, o ator é um exímio cavaleiro, o que fez com que Peter Jackson aumentasse o número de cenas em que está à cavalo em “O Senhor dos Anéis”." Fonte - Omelete








Nenhum comentário:

Postar um comentário