domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Caminho de Santiago de Compostela

Caminhos existentes

De modo geral os caminhos hoje encontram-se sinalizados por setas de cor amarela, no chão, muros, pedras, postes, árvores, estradas, marcos de granito ou concreto, e outros. Como regra, passam sempre em frente à igreja mais importante ou mais antiga da cidade.

Entre as várias rotas, delineadas desde a Idade Média, destacam-se:
  • Caminho Francês - Que recebe entre outros a Via Podiensis   e antes a Via Gebennensis,  a partir de Saint-Jean-de-Port,  entra na Espanha por Roncesvalles,  no sopé dos Pirenéus, e de lá segue por cerca de 800 quilómetros até Compostela.
A este liga-se o Caminho Aragonês ("Tramo Aragonés") com saída em Somport,  com cerca de 980 quilómetros.
  • Caminho da Prata ("Via de la Plata") - com saída em Sevilha(Espanha), passando por Chaves e Ourense, é o mais longo e segue uma antiga estrada romana a que os árabes chamaram algo que foneticamente soava a 'plata' e assim ficou o nome
  • Caminho Primitivo - com saída em Oviedo. 
  • Caminho do Norte - sai de Ribadeo e segue por cerca de 220 quilómetros.
  • Caminho Português, com várias alternativas.
                                                     Igreja de Santiago de Compostela

A maior parte dos caminhos portugueses entroncam em Valença do Minho, onde se fazia (faz) a travessia da fronteira para Tui  e daí estende-se por cerca de 110 quilómetros. Do lado português, os percursos mais frequentados são a partir de Lisboa, do Santuário de Fátima,  de Coimbra, do Porto,  de Barcelos  ou de  Braga. Nos últimos anos, tem ganhado relevo o percurso Lisboa-Coimbra-Porto-Rates-Barcelos-Ponte do Lima-Valença como principal caminho português.
  • Caminho da Ria de Arousa, de Padron.  
  • Caminho Inglês - parte de Ferrol  ou da Corunha,  estendendo-se por aproximadamente 120 quilómetros.
Surgiu a partir dos peregrinos das ilhas britânicas que, devido à Guerra dos Cem Anos,  não podiam atravessar a França   com segurança e assim viajavam de barco até à Galiza e daí a pé até Compostela
  • Caminho de Finisterra - um prolongamento, especialmente para os peregrinos que vinham de longe terem a ideia que tinham chegado ao 'fim da terra' (finis terrae).
Apenas os Caminhos Inglês, Francês e Português chegam a Santiago de Compostela.

Os outros vão-se juntando a estes três durante o percurso. O Caminho de Finisterra une Santiago de Compostela e o Cabo Finisterra. 

 Bibliografia

  • ALMADA, Lourenço José, A Caminho de Santiago, Roteiro do Peregrino, Lello Editores, Porto, jan. 2000.
  • MORENO, Humberto Baquero, As Peregrinações a Santiago e as Relações Entre o Norte de Portugal e a Galiza, I Congresso dos Caminhos Portugueses a Santiago de Compostela, Edições Távola Redonda, 1992.
  • MORENO, Humberto Baquero, Vias portuguesas de Peregrinação a Santiago de Compostela na Idade Média, Revista da Faculdade de Letras, Porto, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário