quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Notícias Interessantes



Estudante Paulista de 17 anos é Aprovado em Harvard

" Jovem também passou nos vestibulares do ITA, IME e USP.
Gustavo Haddad Braga tem coleção de mais de 40 medalhas de olimpíadas

 A vaga foi conquistada porque Haddad praticamente gabaritou nos dois exames chamados de Scholastic Assessment Test (SAT, Teste de Avaliação Escolar), uma espécie de 'Enem americano' que seleciona os estudantes para as universidades. Na primeira prova, que traz questões de raciocínio lógico, consideradas mais difíceis, ele tirou 2.400, a pontuação máxima. Na segunda, onde caem questões específicas do núcleo comum do ensino médio ou de língua estrangeira, o estudante tirou 2.350 pontos. Ambas as avaliações exigem nível avançado de inglês.

Haddad também está na disputa por vagas no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Yale, Princeton, Stanford e Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) cujo resultados ainda não foram divulgados. Mas pelo desempenho do estudante nas duas edições do SAT é bem provável que as instituições também o aceitem, já que é através deste exame que eles selecionam os alunos.

O  processo de bolsa de estudos corre paralelo ao da aprovação e é definido a partir das condições socioeconômicas da família do estudante. Haddad diz que os custos anuais para se manter em Harvard é de cerca de 60 mil dólares (o equivalente a quase 104 mil reais), mas a maioria dos estrangeiros recebe bolsa que inclui alojamento.

 Filho de engenheiros químicos, a ciência e os números sempre fizeram parte da vida de Haddad. A história com as olimpíadas começou aos 10 anos e em oito anos de carreira ele arrebatou mais de 40 premiações dentro e fora do Brasil. Em 2008, conquistou ouro na Coreia do Sul; em 2009 prata no Azerbaijão; em 2010 foi bronze na China e na Croácia, e no passado levou bronze na Polônia e ouro na Tailândia. Fora as medalhas das competições nacionais.

  Futebol e balada
Haddad não se considera um garoto diferente dos demais da sua idade. Ele conta que participa de competições de natação, joga futebol e frequenta baladas e cinema como todos os adolescentes. "Minha vida é normal, só com um pouco mais de estudo." O jovem diz que costumava ficar tranquilo na hora das provas, o que contribuía para o resultado positivo. Além disso, diminuía o ritmo dos estudos à medida que as datas se aproximavam - contrariando a tática de muitos vestibulandos."


                                                             G1 - 17/02/2012- 07h27


A Melhor Universidade do Mundo

Harvard, a mais antiga instituição de ensino superior dos EUA - fundada em 1636 - encabeça os mais respeitados rankings de escolas superiores do mundo.

Para estudar em Harvard, Cambridge, Estado de Mssachusetts, os cerca de 20.000 estudantes pagam em média R$ 78.000 por ano, com direito a plano de saúde e acomodações.

A maior dificuldade de entrar lá, no entanto, não é o custo - cerca de 70% dos alunos têm
 alguma bolsa. Mas, sim as notas : em alguns cursos, é preciso quase gabaritar as provas do SAT, espécie de vestibular americano.

A universidade é lar da quarta maior coleção de livros do mundo, com mais de 150,5 milhões de títulos, estando atrás apenas da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos em Washington D.C, da Biblioteca Britânica em Londres, e da Biblioteca Nacional da França, em Paris.

Muito dinheiro, ótimos alunos e dezenas de Prêmios Nobel são ingredientes importantes da receita de sucesso da universidade.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Ilha da Páscoa (Rapa Nui - Umbigo do Mundo)

Localizada no Oceano Pacífico, essa ilha vulcânica foi descoberta pelo navegador holandês Jakob Roggeveen, no domingo de Páscoa no ano de 1722, e mais tarde tornou-se posse do Chile, em 1888. Muitos mistérios cercam a Ilha de Páscoa que é famosa por suas incríveis estátuas chamadas Moais e que estão ao redor de toda a ilha que tem uma área equivalente a 6 vezes a Ilha do Mel, no litoral do Paraná.
A descoberta, não tão nova, mas que aumenta o mistério sobre quem as esculpiu, quem vivia na ilha, como elas foram parar lá é o fato de que as estátuas da Ilha de Páscoa têm corpos! Isso mesmo, as cabeçonas gigantes são estatuas completas cuja maior parte está enterrada e correspondem a corpos e mãos.

Um grupo de pesquisa privado tem escavado recentemente as estátuas da Ilha da Páscoa e está estudando as escrituras nos corpos das mesmas.

A dúvida agora é por que estes gigantes de pedra tiveram seus corpos enterrados? As estatuas sempre foram assim ou com o tempo ficaram desta maneira?
Uma das teorias sobre o desaparecimento dos habitantes originais de Rapa Nui foi a superpopulação que levou a conflitos internos e falta de alimentos. Agora surge outra hipótese: um enorme deslizamento pode ter varrido a ilha e sua civilização. Isso aniquilou a população e fez com que as estatuas ficassem com boa parte do seu corpo sob a terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário